sábado, 31 de março de 2012

CONSÓRCIO SCANIA LEVARÁ CLIENTES PARA A ITÁLIA

Em nova fase do programa Família Scania, cotistas ganham viagens para Roma.

São Paulo, 30 de março de 2012 – Os primeiros 1.500 clientes que comprarem cotas do Consórcio Scania Brasil para a aquisição de caminhões e chassis de ônibus da marca até junho ganharão viagens para a Itália. A iniciativa faz parte da nova fase da promoção, que premiará os clientes da montadora sueca com passagens aéreas e cinco noites de hospedagem em Roma, inclusos um jantar de confraternização, city tour, taxas e seguro-viagem internacional.
 
Aqueles que comprarem cotas para o modelo G440 6x2 ou veículos superiores terão também o direito de levar um acompanhante. Os clientes serão divididos em grupos e o embarque começará em outubro. “Além de uma viagem encantadora, é uma oportunidade de colocar pessoas de diversas regiões do País em sintonia, trocando ideias e experiências, fazendo amizades e negócios”, diz Antônio Carlos da Rocha, diretor-geral da Scania Administradora de Consórcios.
 
Política de relacionamento – Iniciada em março, a nova fase do programa de incentivo será limitada a 1.500 cotas. Cerca de 600 já foram vendidas e a administradora prevê que o limite seja atingido em maio. Não estão planejadas prorrogações, mas a promoção terá outras etapas com viagens para outros destinos.
 
O Família Scania já proporcionou para mais de 40 mil clientes viagens internacionais a cidades como Buenos Aires, Santiago, Lisboa, Madri e Orlando, cruzeiros marítimos e shows de artistas famosos em resorts nacionais.
 
A ação é parte da política de relacionamento do Consórcio Scania Brasil, que atingiu 60.613 cotas contempladas em 2011. A instituição, que comemora 30 anos de atividades no País em julho, pertence ao grupo Scania e tem atualmente mais de 20 mil cotas ativas.
 
O Consórcio Scania Brasil foi o primeiro no ramo de veículos pesados e já atendeu cerca de 80 mil clientes com caminhões, chassis de ônibus e motores Scania, além de implementos rodoviários e câmaras frigoríficas.
 
O Consórcio oferece o parcelamento total do bem em até 100 meses sem entrada e, em vez dos juros dos financiamentos, é cobrada uma taxa de administração de 11,5%, diluída ao longo desse período. Pode ainda optar pela oferta de lance para antecipar a retirada do bem. Quando contemplado, o cliente também tem a liberdade de trocar de produto. Quem comprou uma cota para modelos de caminhão pode adquirir um chassi de ônibus, por exemplo.
 
“O consórcio é uma forma simples e acessível para transportadores autônomos e frotistas ampliarem ou renovarem sua frota”, completa Rocha.

Fonte: Sala de Imprensa Scania

NAVISTAR ANUNCIA LOCAL DE FÁBRICA ATÉ O MÊS DE JUNHO

O grupo Navistar define até o fim do primeiro semestre a localização da sua primeira fábrica de caminhões no Brasil. O prazo foi estipulado nesta quinta-feira pelo CEO e presidente da companhia na América do Sul, Waldey Sanchez, que veio ao Estado para inaugurar a nova linha de motores da planta da MWM International, em Canoas, que integra a companhia. Sanchez evitou comentar os potenciais candidatos a receber o investimento de US$ 200 milhões (projetado para cinco anos) para montar uma nova família de caminhões e adiantou que pesará mais infraestrutura e logística do que incentivos fiscais, que alimentam a guerra entre as unidades da Federação.

A meta é dar a largada na montagem no começo de 2014. A capacidade será de 20 mil a 25 mil unidades. “Será a fábrica mais moderna da Navistar no mundo”, garantiu o executivo. Hoje a companhia tem 18 plantas no mundo. O projeto da fábrica brasileira tem origem em uma parceria com a Caterpillar, rompida em setembro de 2011. Segundo Sanchez, a definição da sede do investimento observa pelo menos 20 elementos. “Vamos retomar conversações com os governos após finalizar o projeto técnico da fábrica”, explicou o CEO. Sobre as chances do Rio Grande do Sul, o dirigente sugeriu potenciais vantagens estratégicas. “O Estado é competitivo. Temos motores em Canoas e ônibus em Caxias do Sul”, citou, referindo-se aos parques existentes.

Na cidade da Região Metropolitana, são montados motores para diversos segmentos. A linha destinada a abastecer a GM envolveu aportes de US$ 80 milhões, sendo US$ 10 milhões na operação gaúcha e o restante entre unidades da MWM na Argentina e em Santo Amaro (SP), e prevê entrega de 300 mil unidades do Chevrolet 2.8 CTDI em cinco anos para a picape S10. Em Canoas, os principais executivos da MWM e do braço da Navistar na área de motores apontaram o contrato como um marco na relação com a GM.

A empresa montou uma linha com produto de tecnologia e design da montadora de automóveis e que terá controle de qualidade de peças e construção de staff da GM que atua na planta de Gravataí. A MWM lidera a produção no Mercosul, com 30% da oferta de produtos em diversos mercados de veículo. “O nosso maior contrato hoje é com a GM”, valorizou José Eduardo Luzzi, presidente da empresa. O presidente mundial da Navistar Engine, Eric Tech, definiu o trunfo da unidade como união da inovação das duas fabricantes.

O presidente para a América do Sul apontou que a redução do custo Brasil (que inclui, por exemplo, alta tributação e carência de infraestrutura) e formação de mão de obra são itens essenciais na formatação dos novos empreendimentos. “O câmbio virou desculpa. Precisamos melhorar nossa competitividade”, sinalizou. No evento que foi montado ao lado da linha do novo motor diesel da camionete S10, da General Motors, que levou integrantes da cúpula da montadora a Canoas, o secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, ressaltou os atrativos da política industrial recém-lançada e que a intenção é criar condições de garantir futuras ampliações locais.
Fonte: Jornal do Comércio
 

FITTIPALDI FAZ MELHOR TEMPO E É POLE NO GP DO RIO DE JANEIRO

Após uma ótima prova na estreia pela Fórmula Truck na etapa do Velopark, em Nova Santa Rita, na abertura da temporada 2012 da competição, o piloto Christian Fittipaldi inscreveu de vez o na história da modalidade. O paulista da ABF/Mercedes-Benz foi o mais rápido no Top Qualifying que definiu, na tarde deste sábado, as quatro primeiras filas do grid do GP Bridgestone-Banda, segunda etapa da temporada de 2012, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro.
A lista dos oito participantes do Top Qualifying, segunda e última fase do treino classificatório, teve quatro pilotos da Mercedes-Benz. Na decisiva, a vantagem de Christian sobre o paranaense Wellington Cirino, seu companheiro de equipe, foi de 0s066. Os dois já haviam dominado a primeira fase do treino, com Cirino superando Fittipaldi por 0s088. A equipe fez dobradinha no Rio em 2011, com vitória de Geraldo Piquet e segundo lugar de Cirino.
Fittipaldi, que esteve entre os quatro primeiros colocados em todos os treinos livres, reconheceu a boa condição de sua equipe na etapa. “Foi ótimo. Acho que a pole poderia ter saído tanto para mim quanto para o Wellington. Foi uma questão de detalhe, sinceramente”, ponderou, manifestando seu otimismo para a disputa da corrida deste domingo (1º). “A expectativa é maravilhosa, eu espero fazer uma ótima corrida amanhã”, falou.
Cirino destacou o trabalho desenvolvido pela ABF/Mercedes-Benz nas últimas quatro semanas, desde a corrida que abriu a temporada. “Nosso acerto aqui é ótimo, muito bom, mesmo. Eu tenho muito a agradecer à equipe, que fez um trabalho muito bom, e todos trabalharam muito desde a prova no Velopark”, falou o paranaense, que é recordista de títulos da Truck, com quatro conquistas no Campeonato Brasileiro, em 2001, 2003, 2005 e 2008.
O terceiro lugar de Danilo Dirani no grid surpreendeu. Ele foi um dos envolvidos no acidente da véspera, durante os treinos livres, que causou danos consideráveis a seu caminhão. Djalma Fogaça, chefe da equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport, chegou a confirmar, logo após o acidente, que o piloto não participaria dos treinos deste sábado e admitiu ser uma possibilidade sua chance de estar na pista no domingo, para a corrida.
“Eu não imaginava que pudesse largar em terceiro. Quando o treino começou, meu caminhão sequer estava pronto”, reconheceu o piloto, que foi o primeiro a conquistar uma pole-position da Truck no Rio de Janeiro, em 2010. “Cada integrante da equipe trabalhou muito, muito mesmo, para que isso fosse possível, foi uma superação geral”, atribuiu. “Agora, sim, vamos parar e pensar no que é possível fazer para a corrida”, acrescentou.
Atual campeão brasileiro e sul-americano, Felipe Giaffone conquistou a pole para a etapa do Rio em 2011. Neste domingo, larga da quarta posição. “Nós normalmente temos um bom caminhão para a corrida. O meu caminhão melhorou muito de ontem para hoje, eu não esperava largar tão perto dos primeiros”, disse o piloto da RM, que defende a MAN-Volkswagen. “Espero uma boa corrida, claro”, finalizou Giaffone, vice-líder da temporada.
O GP Bridgestone-Bandag, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, terá largada às 13h05 deste domingo, com transmissão ao vivo na Band.
O grid definido na tarde deste sábado para a corrida em Jacarepaguá é o seguinte:
Top Qualifying

1º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min31s047
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min31s113
3º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 1min31s186
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min31s211
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min31s372
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min31s776
7º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min31s807
8º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min37s106

Treino classificatório

9º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min32s573
10º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min32s587
11º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min32s699
12º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min32s712
13º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min32s972
14º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min32s988
15º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min33s166
16º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min33s367
17º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min34s380
18º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min34s556
19º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min34s857
20º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min35s007
21º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min37s308
22º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, sem tempo

Fonte: Brasil Caminhoneiro

sexta-feira, 30 de março de 2012

CARAVANA SIGA BEM 2012 COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

A Caravana Siga Bem 2012, patrocinada pela Petrobras e pela Petrobras Distribuidora, em parceria com a MAN Latin America, foi lançada nesta sexta-feira (30/03) em São Paulo. A ação vai percorrer 41 cidades em 18 estados brasileiros, no período de abril a setembro de 2012. O evento, que é anual, itinerante e de abrangência nacional, tem por objetivo principal o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, disseminação de informações para a cidadania e segurança nas estradas, entre outros.

Considerada a maior ação de responsabilidade social itinerante da América Latina, a Caravana Siga Bem vai percorrer mais de 16 mil quilômetros de estradas. Neste percurso, serão visitados 26 postos da Rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora para divulgar as ações da Caravana. Haverá atividades em articulação com instituições locais que atuam na área de proteção da criança e da mulher, distribuição de materiais educativos e exibição de vídeos. Também serão realizadas ações educativas voltadas para a segurança nas estradas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Produtos

Nesta edição, os caminhoneiros vão saber mais sobre o fluido automotivo Flua Petrobras (marca própria para o Arla 32) e o novo Diesel S-50 da Petrobras (com menor teor de enxofre) adequado aos novos motores Proconve – 7. Há também uma ação específica da Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis, realizada com apoio do CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), vinculado ao Ministério de Minas e Energia com suporte técnico, financeiro e administrativo da Petrobras.

Durante todo o período de realização do projeto, serão exibidas matérias específicas sobre as ações do Siga Bem Criança e Siga Bem Mulher no programa de TV “Brasil Caminhoneiro”. Neste período, também serão veiculados spots de rádio sobre a proteção da criança e da mulher no programa diário “Siga Bem Caminhoneiro”, veiculado em 170 emissoras em todo o Brasil, e divulgadas as ações realizadas no hotsite do projeto na internet.

De abril a setembro, a Petrobras Distribuidora também realiza ações promocionais para o público de caminhoneiros, envolvendo os 400 maiores postos rodoviários em venda de diesel. A cada 150 litros de diesel ou 20 litros de lubrificantes, o motorista recebe um cupom para concorrer ao sorteio de três caminhões. Nas ações realizadas nos 26 postos da Rede Siga Bem, o caminhoneiro também pode se cadastrar, responder perguntas sobre os temas abordados na Caravana e concorrer a prêmios.

O projeto

A Caravana Siga Bem é patrocinada desde 2004 pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, através da ação estratégica “Difusão de Informações para Cidadania”. A iniciativa tem também o patrocínio da Man Latin América, montadora de caminhões Volkswagen e maior fabricante de seus veículos na América do Sul, que mantém parceria para desenvolvimento tecnológico na interação motor-combustível com a Petrobras.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas com parceiros como a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Polícia Rodoviária Federal.

O projeto é um instrumento de otimização da comunicação e divulgação de conceitos éticos, como a segurança nas estradas, respeito ao meio ambiente e, especialmente, o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, através das ações do “Siga Bem Mulher” e “Siga Bem Criança”.

Cronograma da primeira etapa:

04 e 05/04 – Itajaí (SC) – Posto Santa Rosa
09/04 – Itajaí (SC) – Breitkopf Caminhões (concessionária)
11/04 – Passo Fundo (RS) – Auto Agrícola (concessionária)
13/04 – Cascavel (PR) – Icavel (concessionária)
16 e 17/04 – Santa Cruz do Rio Pardo (SP) – Posto Cruzadão
19/04 – Presidente Prudente (SP) – Germanya (concessionária)
23 e 24/04 – Campo Grande (MS) – Posto Caravagio
25/04 – Campo Grande (MS) – Granfer (concessionária)
27 e 28/04 – Campo Grande (MS) – Posto Locatelli

Fonte: Blog Petrobras

CIRINO CRAVA VOLTA MAIS RÁPIDA DO SEGUNDO TREINO LIVRE

Foi do paranaense Wellington Cirino a volta mais rápida da sexta-feira na programação de treinos livres para o GP Bridgestone-Bandag, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. O paranaense da ABF/Mercedes-Benz cobriu o traçado de 3.067 metros do circuito de Jacarepaguá em 1min31s946, coim média horária de 120,083 quilômetros. Foi 0s047 mais rápido que o paulista Danilo Dirani, da Ford Racing Trucks/DF Motorsport, segundo colocado.

Leandro Totti, que havia sido o mais rápido na primeira sessão de treinos do dia, não participou deste último treino, por conta da necessidade de manutenção em seu caminhão. Os pilotos voltarão à pista na manhã deste sábado, para mais dois treinos livres de 60 minutos, cada. A tomada de tempos classificatória vai começar às 13h30, com transmissão ao vivo aqui no site.

Os melhores tempos de cada piloto na segunda sessão desta sexta-feira em Jacarepaguá foram os seguintes:

Segundo treino livre:
1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min31s946
2º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min31s993
3º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min32s362
4º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min32s425
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min32s518
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min32s829
7º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min32s949
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min33s159
9º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min33s224
10º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s382
11º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min33s595
12º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min33s794
13º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s815
14º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min33s890
15º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min34s289
16º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min34s579
17º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min35s531
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min35s833
19º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min50s541
20º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min50s605
21º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min25s506

Fonte: Formula Truck

LEANDRO TOTTI É O MAIS RÁPIDO NO PRIMEIRO TREINO LIVRE NO RIO DE JANEIRO

O paranaense Leandro Totti foi o mais rápido dos 21 pilotos que disputaram na manhã desta sexta-feira, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, o primeiro treino livre para o GP Bridgestone-Bandag, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Na mais rápida de suas 10 voltas, o piloto da ABF Racing Team cronometrou 1min32s016, tempo 0s377 mais veloz que o do paulista Christian Fittipaldi, da ABF – ambos pilotam caminhões Mercedes-Benz.

O pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, líder da temporada, ficou em terceiro. O segundo e último treino livre do dia em Jacarepaguá vai começar às 14h. Os melhores tempos de cada piloto na sessão desta manhã foram os seguintes:

1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min32s016
2º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min32s393
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min32s559
4º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min32s620
5º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min32s846
6º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min35s953
7º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min32s991
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min33s016
9º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min33s051
10º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s215
11º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min33s229
12º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s456
13º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s946
14º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 1min34s097
15º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min34s325
16º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min34s542
17º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min34s990
18º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min35s579
19º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min35s899
20º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min46s443
21º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min51s654

Média do 1º: 119,992 km/h

Fonte: Formula Truck

CHUVA NO RIO DÁ NOVO RUMO À PREPARAÇÃO DAS EQUIPES

A preparação das equipes da Fórmula Truck para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro passa a contemplar um fator a mais: a meteorologia. A chuva chegou ao Rio de Janeiro ainda na quarta-feira (28) e, segundo indicam os institutos meteorológicos, seguirá ininterrupta pelo menos até domingo (1º), dia da corrida que vai colocar em disputa o GP Bridgestone-Bandag no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

O instituto Climatempo indica 70% de probabilidade de chuva nos três períodos entre sexta-feira (30), dia dos primeiros treinos, e o domingo da corrida, com temperaturas oscilando entre 18 e 28 graus. Se por um lado suscita receios quanto à condição da pista, por outro a chuva ameniza a preocupação das equipes com a alta temperatura, que nas edições anteriores da corrida submeteu os caminhões a índices excessivos de desgaste.

A programação do GP Bridgestone-Bandag terá início na manhã desta sexta-feira, com duas sessões de treinos de 60 minutos, cada, agendadas para as 10h30 e as 14h. No sábado (31) haverá mais dois treinos livres, às 8h30 e às 10h30. A tomada de tempos classificatória, que vai definir o grid de largada a partir das 13h30, terá transmissão ao vivo, com áudio e vídeo, pelo site da categoria, o www.formulatruck.com.br.

A corrida de domingo terá largada às 13h05 e será transmitida ao vivo pela Band, em HD, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério. A Fórmula Truck teve, até hoje, duas etapas no Rio. Em 2010, a pole foi de Danilo Dirani, com Ford, e a vitória coube a Roberval Andrade, de Scania. No ano passado, Felipe Giaffone foi pole com um Volkswagen e Geraldo Piquet venceu com Mercedes-Benz.

A classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, depois de uma etapa, é a seguinte:
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 30
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 22
3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 17
4º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), AJ5 Motorsport, 14
5º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 12
6º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
7º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 8
8º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 7
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 7
10º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 6
10º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
12º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 5
13º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 4
14º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2
15º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1

Fonte: Formula Truck

MANN+HUMMEL FECHA PARCERIA COM SHELL DO BRASIL

A MANN+HUMMEL e a Shell do Brasil acabam de firmar parceira para o fornecimento de filtros do óleo, ar, combustível e cabine da marca MANN-FILTER, para veículos leves e pesados, nos centros de lubrificação instalados nos postos de bandeiras Shell e Esso.

Os produtos MANN-FILTER chegam à rede Shell a partir deste mês, com eventos que estão sendo realizados nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com mais esta parceria, os produtos MANN-FILTER estarão presentes nas duas maiores redes de postos de serviços do País – Petrobras e Shell.

Desde 2010, a MANN+HUMMEL tem a exclusividade no fornecimento de filtros para os Centros de Lubrificação Lubrax+, franquia de serviços automotivos da Petrobras Distribuidora. O gerente de vendas para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL no Brasil e América Latina, Pedro Ortolan, explica que o objetivo da empresa é estar presente em todos os postos e em todas as regiões do País, que possuam o serviço de troca de óleo.

Fonte: Portal O Carreteiro

CUMMINS BRASIL BATE RECORDE DE PRODUÇÃO DE MOTORES E DE FATURAMENTO

Subsidiária da norte-americana Cummins Inc., a Cummins Brasil chega ao recorde de 112 mil motores, ao recorde de faturamento de US$ 1,9 bilhão [unidade de Negócio de Motores responde por 61% e market share de 37%]
29/03/2012 – A Cummins Brasil e a Cummins Inc. anotaram, em 2011, marcas recordes de produção e de faturamento. No Brasil, às vésperas da chegada das novas normas de emissões do Proconve P-7/Euro 5, o setor de caminhões e ônibus, além de veículos comerciais leves, foi responsável pela produção recorde da Cummins, com 112 mil unidades, 16,6% mais em relação às 96 mil unidades de 2010.
Em faturamento, outro recorde. A Cummins registrou US$ 1,9 bilhão, contra US$ 1,3 bilhão de 2010 na América do Sul, um forte crescimento de 45%, cuja receita ficou dividida em 61% para a unidade de Negócios de Motores, 19% Distribuição, 14% Geração de Energia e 6% para Componentes.
“2011 foi um ano excepcional para a Cummins Brasil. Há mais de três anos, estávamos nos preparando para esta fase preliminar à vigência do Proconve P-7/Euro 5, tanto na formatação das soluções integradas, incluindo as tecnologias de pós-tratamento, como no atendimento à forte demanda ainda por motores Euro 3 ao longo do ano passado. Esse cenário foi atendido em sua plenitude”, afirma Luis Afonso Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.
No setor de caminhões, enquanto o mercado cresceu 9%, passando de 160.888 unidades em 2010 para 175.228 veículos em 2011, a Cummins anotou aumento de 19%, de 54.307 unidades em 2010 para 64.819 unidades no ano passado. No setor de ônibus, o resultado foi ainda mais rigoroso: o mercado saltou 21% de 2010 para 2011, respectivamente com 28.550 unidades e 34.683 unidades. A Cummins registrou 65% de crescimento, de 1.421 motores [2010] para 2.351 unidades [2011].
Um dos pontos marcantes da Cummins Brasil, em 2011, foi o market share de 37% da unidade de Negócios de Motores no mercado brasileiro de caminhões, que fechou o ano com 11 pontos percentuais a mais que a sua mais próxima concorrente. Em 2010, o market share da empresa era de 34%, apenas 6 pontos percentuais a mais que a concorrente imediata. A Cummins Brasil está próxima a chegar a 1 milhão de motores produzidos no País, uma história produtiva que se iniciou em 1974.
Os números promissores também podem ser estendidos na área de prospecção de newcomers. Várias montadoras internacionais, especialmente da China, se preparam para entrar no País. A Cummins Brasil tem acompanhado toda a movimentação, no sentido de – breve – poder atendê-las.
Investimentos e readequações – Ainda dentro do cenário de fatos positivos que marcaram o desempenho da Cummins no Brasil, a subsidiária iniciou no ano passado, e concluiu este mês, as negociações de aquisição de terreno e aprovação da nova unidade fabril no município paulista de Itatiba, onde serão investidos US$ 37 milhões, na primeira fase para as unidades de Negócios de Geração de Energia e de Distribuição.
“Esse investimento será muito importante para o futuro da Cummins Brasil”, antecipa Pasquotto, “estamos preparando a empresa para as próximas duas décadas, de modo que possamos ser competitivos em todas as áreas de atuação da companhia”.
De outra parte, embora tenha colhido resultados excepcionais em 2011, a unidade de motores da Cummins Brasil – diante das previsões incertas para 2012/2013, período de transição de tecnologias, do Proconve P-5/Euro 3 para Proconve P-7/Euro 5 – decidiu, em dezembro último, readequar o seu quadro de funcionários, reduzindo 250 empregos.
“Em princípio, pode parecer contraditório, mas tanto o investimento em Itatiba como o processo de readequação da empresa foram medidas necessárias, diante das perspectivas de baixa movimentação de motores e concorrência acirrada entre 2012 e 2013. De qualquer maneira, tenho convicção de que tornaremos a Cummins Brasil mais forte e competitiva”, avalia Pasquotto.
Cummins no mundo – Com a recuperação da economia norte-americana, país no qual obteve crescimento, em produção de motores, de 53%, passando de 245 mil unidades em 2010 para 375 mil em 2011, a Cummins Inc. – no mundo – obteve aumento de 27,3%. De 878 mil motores em 2010, a companhia passou a 1,1 milhão de unidades em 2011.
Com o excepcional resultado da unidade de Negócios de Motores, que responde por 52% - ao lado de Componentes com 18%, Geração de Energia 16% e Distribuição 14% -, a Cummins Inc. chegou também ao recorde em seu faturamento, de US$ 18 bilhões, 36,3% mais em relação aos US$ 13,2 bilhões de 2010.
“Em 2010”, explica Pasquotto, “54% do faturamento total de US$ 13,2 bilhões da Cummins Inc. veio do mercado internacional e 46% do mercado interno norte-americano. No ano passado, do total de US$ 18 bilhões, 41% do mercado internacional e 59% do próprio mercado interno. Essa inversão mostra a recuperação da economia norte-americana”.
Além do recorde de produção das plantas norte-americanas da Cummins Inc., as subsidiárias chinesa, indiana e a brasileira também anotaram recordes com 286 mil, 197 mil e 112 mil motores, respectivamente.
Diante desses números, a Cummins na America do Sul respondeu por 10,5% do faturamento global da maior fabricante independente de motores Diesel do mundo, enquanto as unidades de Negócios da América Latina [incluindo México], significaram 12%.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cummins

CORRETA MANUTENÇÃO DOS FILTROS MANTÉM BOM FUNCIONAMENTO DO MOTOR

O desempenho do motor, assim como a otimização no consumo de combustível e, principalmente, sua maior durabilidade, dependem da manutenção correta dos filtros do ar e óleo dos veículos, tanto leves quanto pesados. Detentor das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, o grupo MANN+HUMMEL, líder no fornecimento de equipamento original às montadoras e com cobertura de 95% da frota brasileira no mercado de reposição, orienta sobre os cuidados que os motoristas devem ter com estes itens.

O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa etc.

Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada entre 10 mil e 15 mil quilômetros, de acordo com recomendação do fabricante de motores, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem. Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.

“Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções”, alerta Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL Brasil.

Ainda segundo Netto, um filtro muito sujo pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra) na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.

Filtro do óleo

O filtro do óleo, que também tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor, deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor em até 30%. Portanto, sempre que trocar o óleo, deve-se trocar também o filtro do óleo. 

“Praticar uma manutenção rigorosa no sistema de lubrificação e principalmente do sistema de filtragem do ar proporciona maior durabilidade da vida do motor, evitando desgaste excessivo nas partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível”, completa Netto.

Fonte: Printer Press Assessoria de Comunicação

MAN LATIN AMERICA CONQUISTA PRÊMIO FAZ DIFERENÇA


Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, recebeu o Prêmio Faz Diferença, apoiado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e promovido pelo jornal O Globo em reconhecimento às pessoas que trabalharam por um país melhor. Em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 27 de março, no hotel Copabacana Palace, no Rio de Janeiro, a montadora teve destaque por sua contribuição para transformar o Brasil, especialmente com relação ao desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

A empresa foi homenageada por seu pioneirismo ao se instalar em Resende, numa grande aposta que deu início à formação de um novo polo automotivo no País. O presidente da MAN Latin America, por sua vez, lembrou que foi o Rio de Janeiro quem fez a diferença na história de sucesso da empresa. “A empresa tem 30 anos no Brasil. A segunda metade dela está sendo no Rio. O que construimos é um esforço entre o povo de Resende e o poder público, que fez a empresa ser a maior produtora de caminhões da América Latina”, declarou.

Do mundo corporativo, ao lado de Roberto Cortes, também figurou entre os premiados o empresário Eike Batista. Em sua nona edição, o Prêmio Faz Diferença homenageou as 17 pessoas ou instituições que tiveram mais destaques nas páginas do jornal em 2011. Os agraciados foram escolhidos por um júri formado por jornalistas, vencedores de 2010 e pela soma do voto popular pelo site do jornal.

Fonte: Comunicação MAN Latin America

2012 – O ANO DA SINOTRUCK NO BRASIL

Os caminhões Sinotruk começaram a ser exportados pela CNHTC (China National Heavy-Duty Group Corporation) - maior e mais tradicional fabricante de caminhões pesados da China - em 2007. Hoje, os modelos Sinotruk Howo já fazem sucesso em mais de 60 países de cinco continentes.

Com forte operação na América do Sul, os caminhões Sinotruk começaram a circular pelas rodovias brasileiras em 2010, trazidos pela Elecsonic, importadora formada por um grupo de 11 empresários ligados ao setor de transportes.Com uma rede de concessionárias em constante expansão, hoje distribuída por 18 estados brasileiros, a Sinotruk Brasil planeja vender 2.200 caminhões extrapesados em 2012, considerando apenas os modelos Howo 380 e o A7, cujo lançamento é bastante aguardado pelo mercado.Graças à boa aceitação e aos bons resultados obtidos no mercado nacional, o ano de 2012 promete ser ainda mais especial para a Sinotruk.

Estão adiantadas as negociações e muito em breve será divulgado o local de instalação da fábrica da Sinotruk no Brasil, a primeira da marca fora da China.

Fonte: Imprensa Sinotruck

PESQUISA DE INTENÇÃO SOBRE PEDÁGIO PONTO A PONTO EM SP

Pesquisa aponta interesse de 70% dos usuários em participar do sistema de cobrança de pedágio por quilômetro percorrido.

Mais de 70% dos moradores de nove bairros de Itatiba pretendem utilizar o Sistema Ponto a Ponto para pagamento eletrônico de pedágio. O levantamento foi feito em pesquisa de intenção realizada pela Prefeitura de Itatiba a pedido da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Foram ouvidos moradores dos nove bairros aptos a aderir ao projeto piloto do Sistema Ponto a Ponto, que prevê a cobrança de pedágio por quilômetro percorrido: Champirra, Chavine e Castro, Citrus São Jorge, Encosta do Sol, Nova Champirra, Parque da Fazenda, Pinhal, Princesa da Colina, Venda Nova e Bairro dos Pintos.

As cerca de mil famílias residentes nesses bairros não contam com via municipal para acessar o centro de Itatiba. Os motoristas utilizam a Rodovia Estadual Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) com uma despesa de R$ 2 por sentido em pedágio. Com a adesão ao sistema a economia poderá chegar a 70%.

A pesquisa revela ainda que 75,2% dos moradores realizam cinco ou mais viagens ao centro da cidade por mês. Considerando esse perfil de usuário da rodovia, a economia mensal será de no mínimo R$ 56. Entre os 10% dos entrevistados que não pretendem aderir, foi alegado, principalmente, falta de interesse, preferência por pagar tarifa na praça de pedágio e pouco uso da rodovia. Os que talvez optem pelo Sistema representam 19,53%.

A região de Itatiba será a primeira a receber o piloto do Sistema Ponto a Ponto - antenas fazem a leitura automática das tags (etiquetas eletrônicas) instaladas nos veículos, os identifica e registra a cobrança de valor proporcional ao que efetivamente for percorrido. A operação começa já em abril. Os tags para os veículos serão distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado durante o projeto piloto.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

GASOLINA NO BRASIL CUSTA MAIS CARO DO QUE NOS EUA

Os consumidores brasileiros pagam mais caro pela gasolina do que os dos Estados Unidos. Segundo o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, o preço no Brasil é 50% mais caro, uma vez que o preço do galão, com 3,8 litros, custa em torno de US$ 4 nos Estados Unidos e no Brasil chega a US$ 6.

No Relatório de Inflação, divulgado hoje pelo BC, a instituição manteve a previsão de que não haverá reajuste no preço da gasolina no país este ano. Também foi mantida a previsão de reajuste zero para o botijão de gás.

As projeções para as tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, este ano, foram mantidas em 1,5% e 2,3%, respectivamente. Para os preços administrados, foi mantida a previsão de 4%.

Fonte: Agência Brasil de Notícias

MERCEDES-BENZ ACREDITA EM MERCADO BRASILEIRO

Apesar do tombo projetado de 10% a 15% nas vendas de caminhões acima de 6 toneladas este ano, “o Brasil deve consumir algo perto de 145 mil unidades este ano (contra 165 mil em 2011) e será o nosso segundo maior mercado do mundo, o que é maravilhoso”, afirmou Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler América Latina, que atualmente comanda o maior programa de investimento entre as montadoras de veículos comerciais instaladas no País, no total de R$ 1,5 bilhão no período 2010-2013.

“No início deste ano o cenário se mostrou um pouco mais difícil do que prevíamos, mas estou otimista porque todas as condições para o crescimento continuam aqui”, avalia o executivo, citando a grande demanda por caminhões que deve ser gerada nos próximos anos pelo crescimento econômico do País, especialmente nos segmentos de construção civil, agropecuário e mineração.

Com a entrada em vigor em 1º de janeiro da nova etapa da legislação brasileira de emissões para veículos pesados, o Proconve P7, os caminhões com a nova tecnologia Euro 5 ficaram de 8% a 15% mais caros e as vendas no País recuaram 4% no primeiro bimestre, em comparação com o mesmo período de 2011. Mas com o fim dos estoques de modelos Euro 3, que foram produzidos até dezembro e podem ser faturados até o fim de março, o tombo tornou-se mais pronunciado, com recuo nos emplacamentos de 12% na primeira metade deste mês em relação a idêntico intervalo do ano passado.

FALTA INCENTIVO PARA O P7

A situação levou muitas montadoras a promover paradas nas linhas de produção, inclusive a Mercedes-Benz, que já programou férias coletivas de 10 dias (7 úteis) a partir do começo de abril. “Percebemos a dificuldade e por isso vamos parar”, justificou Ziegler, mas destacou que espera por novas medidas do governo de incentivo à produção e exportação que deverão reverter a situação. Nesse sentido, o executivo espera que seja aprovado o chamado Finame Verde, financiamento do BNDES com taxas reduzidas para a aquisição de caminhões Euro 5, que seria justificado pelo ganho ambiental da renovação da frota.

“É preciso lembrar que o salto tecnológico e o investimento entre o Euro 3 e 5 é muito grande. Aqui no Brasil a indústria não teve nenhum incentivo para fazer essa transição de forma mais suave, como aconteceu, por exemplo, na Alemanha, onde foram concedidos benefícios para a compra de veículos comerciais menos poluentes”, pondera Ziegler.

Outro ponto destacado por ele é a necessidade de tornar flexível a produção para os momentos de baixa do mercado, por meio de acordos mais maleáveis com os trabalhadores: “Temos limitações na utilização do banco de horas e na contratação de mão de obra temporária. Esse é um ponto substancial para elevar a competitividade do País”, defende.

Segundo Ronald Linsmayer, vice-presidente de operações da Mercedes-Benz do Brasil, a empresa está nesse momento em negociações com o sindicato para a melhor utilização do banco de horas. “Da maneira que está hoje só é flexível quando a produção sobe, não quando baixa”, disse. Em 2011, ele informou que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) precisou fazer 25 jornadas adicionais ao longo do ano, para dar conta da produção recorde, que se aproximou da capacidade máxima da planta, de 80 mil unidades.

PROMOÇÃO

Os estoques de caminhões e ônibus Euro 3 já terminaram e a Mercedes-Benz não revela quantos Euro 5 já produziu nem quantos vendeu, mas o departamento comercial estima que apenas mil veículos comerciais P7, de todos os fabricantes, tenham sido vendidos até agora no mercado brasileiro. Com o pátio cheio, a montadora resolveu fazer uma ação mais ousada para atrair clientes: até o fim de abril vai enviar mil novos caminhões para testes diretamente na operação dos clientes, além de oferecer contrato de manutenção grátis por um ano e 1,2 mil litros de Arla 32, o reagente à base de ureia necessário para fazer funcionar o catalisador dos veículos P7 com sistema SCR de redução de emissões de poluentes.

Para Ziegler, a ordem agora é direcionar todos os esforços para vender as vantagens dos novos modelos Euro 5, que são mais caros, mas também mais econômicos. “Temos de informar o custo total de propriedade, não apenas no valor de compra. O novo (pesado) Actros, por exemplo, gasta 9% menos combustível, é uma grande economia”, ressalta.

Apesar do tropeço (já amplamente antecipado) das vendas no início do ano, Ziegler está bastante otimista com o desempenho da Mercedes-Benz. “Nossa meta é ser o número um, amanhã se possível”, enfatiza. “Temos condições para isso. Renovamos nossa linha inteira de veículos e começamos a fazer o Actros aqui (montado em Juiz de Fora), assim temos um caminhão pesado a mais no portfólio para competir”, lembrou, destacando que no primeiro bimestre o modelo foi o extrapesado mais vendido do País, com cerca de 24% das vendas do segmento.

Fonte: Automotive Business

quinta-feira, 29 de março de 2012

O QUE VOCÊ VAI FAZER DURANTE A HORA DO PLANETA?

Muita gente está mobilizada para a Hora do Planeta 2012. 14 capitais brasileiras, além de muitas empresas, organizações, artistas, um astronauta e até a Organização das Nações Unidas apoiam o movimento global em defesa do meio ambiente.  Não fique de fora e mobilize sua comunidade.

Faltam dois dias para o maior movimento global pelo meio ambiente. No próximo sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30, milhões de pessoas irão apagar as luzes de suas casas para mostrar que se preocupam com o aquecimento global e todos os problemas ambientais que enfrentamos.

No Brasil, 13 capitais brasileiras confirmaram sua participação e irão, junto com cidades no mundo inteiro, desligar a iluminação de seus monumentos.
 
No Rio de Janeiro, cidade oficial da Hora do Planeta no Brasil, o Cristo Redentor ficará pelo quarto ano consecutivo apagado por uma hora. A orla da praia de Copacabana, os Arcos da Lapa, o Arpoador, o Monumento aos Pracinhas, a Igreja da Penha e a Catedral Metropolitana, também ficarão no escuro.

Quem estiver na cidade, poderá participar do evento oficial da Hora do Planeta organizado pelo WWF-Brasil no Parque Garota de Ipanema, que contará com exibição de filme, debates, oficinas, música e apresentações de dança e circo a partir das 17h30.

São Paulo também vai participar do evento apagando o Monumento às Bandeiras, a Ponte Estaiada, o Obelisco Do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Teatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Arcos do Anhangabaú e o Estádio do Pacaembu.

Campo Grande (MS), Natal (RN), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Salvador (BA), São Luís (MA), Palmas (TO), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Rio Branco (AC) e outras 54 cidades também estão engajadas e participarão do ato simbólico.

Cada vez mais longe:

A cada ano, a Hora do Planeta consegue alcançar um número maior de pessoas e fazer com que a mensagem da necessidade de cuidar da natureza seja reforçada. Em 2012, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon convidou as pessoas, organizações e empresas de todo o mundo a participarem da Hora do Planeta, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aderiu ao movimento. 

Pela primeira vez na história da Hora do Planeta, este ano o apagar das luzes em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço sideral.  O movimento irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas na noite de 31 de março.

Empresas

Iniciativas de empresas também vão animar a Hora do Planeta 2012. A TIM, em linha com sua gestão sustentável, vai participar e patrocinar, mais uma vez, essa grande mobilização. Milhões de clientes da operadora serão convidados a fazer parte da Hora do Planeta, por meio de mensagens de texto (SMS), além da divulgação feita por meio do twitter e do site da TIM.

A rede de supermercados Pão de Açúcar também é patrocinadora da Hora do Planeta 2012 e vai desenvolver ações em todas as suas 145 lojas. Como nos anos anteriores, a rede orientou seus colaboradores a desligarem as esteiras, as luzes das áreas administrativas e a rádio interna.

Além deles, a Rádio Eldorado está mobilizada e é a rádio oficial da Hora do Planeta. Quem sintonizar a rádio ouvirá mensagens de artistas como Zeca Baleiro, Luciana Mello, Jair Rodrigues, Marina Person e Patrícia Palumbo, convidando os ouvintes a aderir à campanha Hora do Planeta 2012 e informando dicas sobre o que fazer das 20h30 ás 21h30, do dia 31.

Programações. Participe!

Em Manaus, o movimento Pedala Manaus - uma iniciativa de um grupo de estudantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – organizou uma pedalada de 15 quilômetros durante a Hora do Planeta, saindo do complexo viário Gilberto Mestrinho (antiga bola do Coroado) até o Teatro Amazonas.  Além disso, o grupo A Torcida do Amazonas acenderá cerca de 2 mil velas ao redor da lagoa do Parque Lagoa do Japiim. 

Na cidade de Pedreiras, no Maranhão, a iniciativa de participar da Hora do Planeta partiu do Grupo Civil de Ativistas Ambientais Tupinikins, formado por professores, acadêmicos, estudantes secundaristas e pesquisadores, entre outros estudiosos com a finalidade de lutar a favor das causas ambientais. Assim, no dia 31 de março, ficarão às escuras a Av. Rio Branco, a Praça Cinquentenário e a Praça Côrrea de Araújo.

Além disso, a rede Meliá, o hotel Sheraton Barra, e muitos outros grupos estão organizando sua programação para o dia 31 de março, às 20h30. Procure saber o que vai acontecer na sua cidade, junte-se ao grupo ou organize sua própria programação com seus amigos e colegas. Além disso, aproveite que vai participar deste ato simbólico e coloque em prática atitudes mais sustentáveis.

Fonte: WWF-Brasil

RANDON É A MELHOR FABRICANTE DE VEÍCULOS DE CARGA

A Randon S.A. Implementos e Participações conquistou o Prêmio Revista Ferroviária 2012 na categoria Melhor Fabricante de Veículos de Carga. A seleção dos finalistas, nas sete categorias, foi feita pelos jornalistas da publicação especializada do mercado ferroviário e a votação envolveu aproximadamente 30 mil votantes entre assinantes e conhecedores  do setor. Também votaram os participantes da Feira Negócios nos Trilhos 2011, mediante senha que permite votação única. Esta é a segunda premiação da empresa que em 2006, com apenas dois anos de operação no segmento, recebeu o prêmio de Melhor Indústria do setor.

A entrega da premiação ocorreu nesta quinta-feira, 29 de março, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, e contou com a presença do diretor-presidente das Empresas Randon, David Abramo Randon, que recebeu a distinção. “O prêmio é o reconhecimento público da atuação da empresa na  área ferroviária e nos motiva a continuarmos nessa trajetória vencedora, registrando em 2011 recorde tanto no faturamento, como na produção”, afirmou ele.

Nos últimos dois anos, a Randon alcançou uma produção anual de 1000 vagões com importante participação no mercado, já tendo superado a marca de 4000 unidades produzidas desde sua estreia no segmento e desenvolvido um completo portfólio de vagões.  Para 2012, a expectativa é de manutenção da presença da marca Randon no mercado brasileiro que deverá atingir entre 3500 e 4000 unidades, de acordo com previsões da Abifer/Simefre.

Fonte: Sala de Imprensa Randon

ITAÚ LIDERA REPASSES NA LINHA FINAME COM R$ 9,3 BILHÕES EM 2011

O Itaú liderou os repasses do BNDES na linha Finame ao longo de 2011, totalizando R$ 9,3 bilhões desembolsados e representadas por 48 mil operações. A linha de financiamento voltada para a produção e aquisição de máquinas e equipamentos nacionais é concedida às instituições financeiras credenciadas pelo BNDES.
Dentre os clientes da instituição que optaram pela linha no ano passado, 47% são pequenas, 19% médias e 34% grandes empresas. Quanto ao setor de atuação, 75% atuam em Comércio e Serviços e 22% na Indústria de Transformação. As regiões Sudeste (50%) e Sul (25%) concentram a maior parte dos clientes.
“Investimos em constantes melhorias no fluxo do produto com o objetivo de gerar eficiência para o nosso cliente. Implantamos em 2011 processos para simplificação do fluxo de contratação, tornando-o mais ágil e descomplicado. Além disso, o Itaú Empresas tem um time de especialistas com expertise em diversos setores da economia, como infraestrutura, turismo, transporte, entre outros, e prontos para indicar os produtos e serviços mais adequados às necessidades de diferentes tipos de negócio. Com isso, a nossa oferta é mais assertiva”, afirma Carlos Eduardo Maccariello, diretor do Itaú Empresas.
Fonte: Brasil Caminhoneiro

quarta-feira, 28 de março de 2012

COMPRA DO SEU IVECO: CONDIÇÕES ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO

Até o dia 31 de março as condições de financiamento de caminhões serão especiais. Com taxa de juros começando em 0,57% ao mês e o parcelamento da entrada em até 6x sem juros, esta é a oportunidade que você estava esperando para adquirir seu caminhão Euro III.

As condições valem para financiamentos via Finame BNDES PSI, PROCAMINHONEIRO e TJLP. Abrangem tanto autônomos, quanto micro, pequenas, médias e grandes empresas. Entre em contato com uma das revendas da Rede de Concessionárias Iveco e faça um ótimo negócio.

Fonte: Blog Iveco

CUMMINS ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVA PLANTA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A Cummins Brasil anunciou nesta terça-feira (27) a construção de uma nova fábrica, em Itatiba, localizada às margens da Rodovia Dom Pedro I, no Km 97,5. A previsão é de que a nova planta industrial, que contou com investimento de R$ 90 milhões, fique pronta em março de 2014, sendo o início das obras no primeiro mês de 2013.
A nova planta da Cummins terá 436 mil m2 com área construída de aproximadamente 50 mil m². O terreno e as obras de infraestrutura vão demandar investimentos de R$ 66 milhões. O restante do valor, cerca de R$ 94 milhões, serão realizados por cada uma das unidades de negócios em maquinários, linhas de produção e em equipamentos de logística.
“O investimento inicial em obras civis já contempla os serviços de terraplenagem, obtendo-se um platô de 347 mil m2. Nessa fase, portanto, estamos utilizando menos de 15% da área disponível. O restante será usado em futuras etapas de expansão da empresa”, diz o gerente executivo do projeto da Cummins, Francisco Silva.
A nova fábrica terá capacidade anual para produzir cerca de 12 mil unidades de geradores de energia e 1,2 milhão de componentes ou subconjuntos.
A expectativa é de que o sejam gerados 250 empregos diretos, podendo chegar a 700 colaboradores nos anos subsequentes à inauguração da unidade fabril.
Fonte: Brasil Caminhoneiro

GRUPO MAGGI LANÇA NOVO CONSÓRCIO DE CAMINHÕES MAN E INAUGURA NOVA SEDE

Dono de cinco revendas Volkswagen Caminhões e Ônibus no interior de São Paulo, o Grupo Maggi lançou em parceria com a MAN Latin America o Consórcio Maggi para compra de caminhões MAN. O anúncio foi feito antes mesmo da disponibilização oficial dos produtos, que ocorrerá em abril próximo.
Segundo Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, a ação mostra que a empresa está preparada para sua entrada definitiva nas vendas de extrapesados. “Esse segmento é altamente competitivo em nosso país e possui um grande tradicionalismo com as marcas existentes. Por meio de pesquisas, percebemos que o consórcio é utilizado frequentemente para compra desses produtos. Por isso, já estamos iniciando as vendas dos novos caminhões por essa ferramenta, mostrando mais uma vez que estamos prontos para atender todas as necessidades de nossos clientes”, diz
O consórcio será um sistema diferenciado, composto por duzentas e vinte cotas combinadas, com entregas programadas e prazos de pagamento que variam entre 60 e 120 meses. De acordo com a MAN, o plano oferece uma taxa de administração abaixo das praticadas pelo mercado.
Agora em Itapetininga
Além do consórcio, a Maggi acaba de inaugurar uma nova sede, na cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo. Construída em um terreno de 28 mil metros quadrados, a revenda atende todas as especificações e padrões do Grupo MAN e já está preparada para receber os extrapesados da marca. O local conta com 28 boxes de atendimento, dos quais seis equipados com valetas. A capacidade de atendimento é de 800 veículos por mês.
A concessionária possui um moderno sistema de tratamento e reúso de água e está localizada em uma área verde de mais de 6.500 metros quadrados com cerca de 90 mudas de árvores nativas plantadas. O local contempla ainda um refeitório, salão de jogos, dormitórios e salas de espera para motoristas, além de uma ampla sala para treinamentos.
De acordo com o Admilson Zanetti, diretor administrativo da Maggi Caminhões, a inauguração das novas instalações é parte dos investimentos para adequação das revendas para a chegada dos caminhões MAN. “Nosso objetivo é nos tornarmos referência em vendas e prestações de serviço para o segmento de caminhões extrapesados”, diz.
Fonte: Brasil Caminhoneiro

BR-381 LIDERA ACIDENTES COM CAMINHÕES

Apenas nos dois primeiros meses do ano foram registrados 183 tombamentos de veículos pesados nas BRs mineiras, uma média de três acidentes por dia. Os números são da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que aponta ainda que o excesso de velocidade, a imprudência e a falta de atenção dos motoristas são as principais causas deste tipo de ocorrência.

Além de provocarem engarrafamentos gigantescos, as ocorrências, muitas vezes, acabam em morte. Entre janeiro e fevereiro, 11 pessoas perderam a vida em tombamentos nas rodovias federais que cortam o Estado. Nos dois primeiros meses do ano passado, foram seis vítimas.

Em 80% dos casos, os acidentes acontecem em curvas acentuadas, onde os motoristas aceleram fundo ou diminuem a atenção. “É comum o condutor conhecer a estrada e abusar da velocidade por se sentir seguro”, destaca o agente da PRF Anderson Miguel, que culpa ainda a falta de manutenção nos caminhões e problemas nos freios.

A BR-381 aparece como líder absoluta em tombamentos. Foram 67 entre janeiro e fevereiro, com 43 pessoas feridas e uma morta. O trecho mais perigoso da 381 está no Km 923, próximo à cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, onde três veículos tombaram no mesmo local - uma curva acentuada.

Na BR-040, a segunda colocada, foram 34 acidentes, com 65 feridos e cinco mortos. A BR-262 é a terceira de maior risco, com 21 acidentes e sete feridos. Dois tombamentos na 262 ocorreram no Km 481, perto de Bom Despacho, na região Centro-Oeste.
Fonte: O Tempo/MG