segunda-feira, 26 de março de 2012

FORD PROJETA MERCADO DE ATÉ 150 MIL CAMINHÕES EM 2012

Euro 5 e desaceleração da economia serão responsáveis por tombo de até 15% nas vendas.

A Ford Caminhões projeta desaceleração expressiva do mercado este ano, com redução de 13% a 15% nos emplacamentos. “Não devemos passar de 150 mil unidades”, projeta Oswaldo Jardim (foto), diretor de operações da divisão de veículos comerciais da companhia.

O tombo não é reflexo apenas do início do Proconve P7, ou Euro 5, nova etapa da legislação de emissões para o segmento. A transição difícil de uma fase para a outra era prevista. “Antecipávamos a possibilidade de problemas com a distribuição do diesel S50, do Arla 32 e a redução nas vendas influenciada pelo aumento do preço dos caminhões”, afirma. O que ocorre, na visão dele, é que a demanda diminuiu ainda mais com o desaquecimento da economia no período.

Jardim projeta que a queda do mercado e, principalmente, da produção vai se aprofundar até o fim do primeiro semestre. Segundo ele, este é o período que o estoque de veículos Euro 3 feito por algumas montadoras deve durar. A partir da metade do ano o mercado começará a recuperar o fôlego. A previsão do executivo, no entanto, indica que a retomada não será forte o bastante para compensar o fraco desempenho dos primeiros meses de 2012.