sexta-feira, 23 de março de 2012

ESPECIALISTA DÁ DICAS SOBRE O RODÍZIO DE PNEUS

Todo caminhoneiro que se preze sabe da importância de manter todas as peças do veículo sempre em ótimas condições para evitar acidentes e transtornos durante a viagem. Um dos componentes mais importantes são os pneus, que suportam o peso de toda a carga e sofrem grande desgate devido ao contato com o solo. Por isso mesmo é sempre preciso realizar uma manutenção preventiva.
Uma das formas mais eficientes de manter os pneus em estado adequado para rodar é o rodízio. “Este revezamento consiste na troca de posição entre os pneus fazendo com que o desgaste de cada um aconteça de maneira mais uniforme. O rodízio tende a equilibrar o desgaste dos pneus, equalizando seu desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem”, explica José Carlos Quadrelli, Gerente Geral da Engenharia de Vendas da Bridgestone.
No entanto é preciso ter cuidado ao realizar este rodízio para não exagerar na dose. “A periodicidade deste procedimento deve ser definida em função de fatores operacionais e das práticas de manutenção do usuário. Quanto mais frequente, maiores serão os benefícios para a vida útil do pneu. Porém, isso gera aumento de custos de manutenção e cada usuário deve determinar a frequência que lhe dê um melhor custo-benefício”, afirma o executivo.
Mesmo assim, o rodízio é sempre uma boa prática, principalmente para melhorar o desempenho geral do veículo. “Quando esse revezamento não acontece, além de ocorrer um desgaste irregular que evolui e reduz a vida útil do pneu, outros prejuízos podem ser gerados. O aumento do consumo de combustível e outros inconvenientes que possam afetar o desgaste dos componentes de suspensão, gerando vibrações no volante e no veículo, o que compromete a dirigibilidade, são exemplos do que pode ser resultado da falta desta manutenção”, lembra Quadrelli.
Fonte: Brasil Caminhoneiro