quarta-feira, 14 de março de 2012

MALHA RODOVIÁRIA DO RIO GANHA INVESTIMENTO DE R$ 2,8 BI

Mais de 700 quilômetros de estradas fluminenses serão ampliadas e recuperadas.
O Governo do Estado vai investir R$ 2,8 bilhões na malha rodoviária fluminense. Haverá intervenções em 750 quilômetros de estradas estaduais em todas as regiões até 2014. As obras de implantação, duplicação, ampliação e recuperação asfáltica serão financiadas com recursos obtidos junto a organismos internacionais e através de Parcerias Público-Privadas. A execução é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O Banco Mundial já autorizou o empréstimo de R$ 1 bilhão, a Comissão Andina de Financiamento (CAF) vai financiar R$ 500 milhões e o DER espera levantar mais R$ 1,3 bilhão com as PPPs para realizar obras consideradas essenciais ao desenvolvimento econômico específico de cada área do estado, desde o turismo ao escoamento da produção agropecuária e industrial.
- A maioria das obras está em fase final de elaboração de projetos. Outras estão em andamento, com previsão de inauguração dentro de dois ou três meses, como as pontes sobre o Rio Paraíba do Sul, uma em Quatis, no Sul do estado, e outra em Itaperuna, no Noroeste fluminense - afirmou o presidente do DER, Henrique Ribeiro.

Regiões Norte e Serrana serão beneficiadas
No Norte do estado, o DER vai atender uma antiga reivindicação dos moradores de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana com a construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os distritos de Domingos e Barcellos.

Hoje, o deslocamento entre as duas cidades fronteiriças é feito por Campos dos Goytacazes. Ainda serão asfaltados os 39 quilômetros das RJ-194 e RJ-196 entre a BR-101, em Campos, e São Francisco de Itabapoana. Na Região Serrana, está prevista a construção da estrada de contorno de Nova Friburgo, entre Mury e Duas Barras, numa extensão de 42 quilômetros.
Já as RJ-130 (Teresópolis- Friburgo) e RJ-134 (Petrópolis- São José do Vale do Rio Preto) também serão recuperadas.
Asfalto-borracha é aplicado na pavimentação
A tecnologia do asfalto-borracha será aplicada nas obras após a experiência pioneira na pavimentação dos 36 quilômetros da RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu). O produto obtido com a adição de 20% do pó de borracha ao cimento asfáltico de petróleo, base da pavimentação tradicional, é de melhor consistência e durabilidade.

Outras vantagens incluem menos desgaste dos pneus, permitindo uma rodagem mais silenciosa. Vale destacar também a economia do material asfáltico com a diminuição da massa de pavimentação de cinco para 2,5 centímetros.
- Temos o benefício ecológico com o aproveitamento adequado de pneus usados descartados - disse Ribeiro.
Estradas vão ser duplicadas

Estão previstas ainda obras em 22 quilômetros das RJ-178 e RJ-180 entre Quissamã e Dores de Macabu, distrito de Campos, e a restauração, com construção de acostamento, em 27 quilômetros da RJ-192, entre Itaocara, no Noroeste, e São Fidélis, no Norte. Já Maricá-Saquarema e Rio das Ostras-Macaé serão duplicadas.

São Gonçalo recebe R$ 300 milhões
Entre as obras financiadas pelo BID e PPPs, que começarão no segundo semestre, há a previsão da duplicação de dois importantes trechos da RJ-106. Um fica entre Maricá e Saquarema, numa extensão de 20 quilômetros, que inclui a abertura de um túnel sob a Serra do Mato Grosso.
A via é uma alternativa para a Região dos Lagos. O outro trecho são os 30 quilômetros entre Rio das Ostras e Macaé. Também está em andamento a conclusão do projeto de urbanização, saneamento, macrodrenagem e pavimentação do Jardim Catarina, em São Gonçalo, orçado em R$ 300 milhões.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro