quinta-feira, 15 de março de 2012

ANTT DEFINE TRAÇADO DO CONTORNO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Em reunião, nesta terça-feira (13/03), em Brasília, com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, defendeu que o contorno da Grande Florianópolis, na BR 101, tenha seu traçado original, ligando os quilômetros 175, em Biguaçu, ao 222, em Palhoça. Ele entregou um documento com o pleito assinado pelo governador Raimundo Colombo ao diretor-geral em exercício da agência, Ivo Borges de Lima.

Na reunião, que teve ainda os deputados federais Edinho Bez (coordenador da bancada de Ssnta Catarina), Celso Maldaner, Décio Lima, Espiridião Amin, Jorginho Mello e Marcos Tebaldi e os prefeitos Castelo Deschamps, de Biguaçú, e Ronério Heiderscheidt, de Palhoça, e o secretário regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, a ANTT ratificou a posição de Santa Catarina. "Conclui-se aqui a fase de debates e passamos para a fase de mãos à obra", afirmou o diretor-técnico Jorge Bastos, acrescentando que o trecho pleiteado pelo Estado será o executado. "Podemos afirmar aqui que no primeiro semestre já teremos obras", emendou.

De acordo com o secretário Valdir Cobalchini, que representou o Governo na reunião, esse traçado atende os interesses de todos os municípios atingidos. "O governo fechou essa questão, essa é a determinação do governador Raimundo Colombo, e não vamos abrir mão daquilo que está no projeto original do DNIT, que atende todos os interesses dos municípios da Grande Florianópolis", justificou o Cobalchini.

Cobalchini avaliou que com essa reunião e o documento assinado pelo governador mostrando o real interesse do Estado, termina essa fase polêmica de definição do traçado. "Agora é só discutir alguns detalhes técnicos do projeto, para saber os locais exatos onde começa e termina o contorno e começar as obras", sustenta o secretário de Infraestrutura. Na próxima semana, os catarinenses acompanhados da direção da ANTT terão uma reunião no Ibama buscando a aceleração do processo de licenciamento ambiental.

O diretor da ANTT, Jorge Bastos, garantiu que assim que o Ibama liberar as licenças ambientais as obras devem começar imediatamente. "Já estamos tratando desse assunto com o Ibama e imaginamos que em 60 dias poderemos determinar o início das obras", informou. Ele adiantou ainda que na próxima semana técnicos da ANTT e da empresa Autopista Litoral Sul estarão reunidos com os prefeitos de Biguaçu e Palhoça para definir os locais corretos de saída e chegada do contorno. "O importante é que definimos aqui qual o projeto e eles já possuem autorização para iniciar as obras, em Biguaçu", completou.

A construção do contorno da Grande Florianópolis faz parte do contrato de concessão da BR 101 a Autopista Litoral Sul e sua previsão é que esteja concluído até o 7º ano. Atualmente a concessão está no 5º ano. "Essa é a obrigação da concessionária, podendo haver penalidades por parte da ANTT caso não ocorra o seu cumprimento", finalizou o diretor.

Fonte: Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina