quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TECNOLOGIAS AUMENTAM SEGURANÇA DOS CAMINHONEIROS CONTRA DISTRAÇÕES

Sistema que alerta quando o motorista sai da pista é um exemplo dos dispositivos disponíveis.

Quando o motorista se distrai no trânsito, por falar ao telefone, desviar a atenção da estrada ou conversar com quem está na carona, as chances de se envolver em um acidente aumentam. Por isso, algumas montadoras vêm investindo em tecnologias que auxiliam o caminhoneiro a se manter atento. Sistemas que emitem alertas quando o condutor sai da pista ou se aproxima demais do veículo da frente são ferramentas que contribuem para uma direção mais segura.

Os modelos 2546 e 2646 da linha de caminhões Actros, da Mercedes-Benz, contam com dois mecanismos úteis para chamar a atenção do motorista e corrigir a rota do veículo. Um deles é o sistema de orientação de faixa de rolagem, que emite um alerta sonoro caso o caminhão se mova para fora da via. O monitoramento é feito a partir de uma câmera especialmente montada no para-brisa, que detecta a posição do veículo em relação às faixas da estrada.

A segunda ferramenta é o sistema de controle de proximidade. Um radar localizado no parachoque monitora o fluxo à frente do caminhão. Assim, a velocidade é ajustada de modo a não ultrapassar a distância mínima pré-definida, diminuindo o risco de o motorista pesar o pé no acelerador e, ao precisar reduzir ou frear, envolver-se em uma colisão.

A Volvo também dispõe de tecnologias que reforçam a segurança do caminhoneiro, diminuindo os riscos de uma eventual distração. O Lane Keeping System (LKS) alerta o motorista caso o veículo saia da pista. “É uma tecnologia extremamente importante para a segurança, inclusive de outros usuários das estradas, pois reduz o risco de o caminhão avançar sobre a pista contrária e provocar um acidente grave com outros veículos”, avalia o diretor de estratégia de caminhões da Volvo Latin America, Sérgio Gomes.

 A ferramenta integra o Detector de Nível de Atenção (DAS), dispositivo que é acionado sempre que o condutor apresenta uma atividade irregular. Andar em zigue-zague pela pista - comportamento característico de fadiga e sonolência -, por exemplo, é um dos sinais que ativam o DAS, alertando o condutor.

Outra tecnologia que pode ser incorporada aos caminhões da Volvo é o Active Cruise Control (ACC). Com a instalação de um radar Doppler na parte frontal, o mecanismo auxilia o motorista a manter uma distância constante e segura em relação ao veículo que se encontra à frente. A montadora aposta no dispositivo para diminuir os riscos de colisão na estrada.

Fonte:
Cartola/Terra