sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MINAS GERAIS VAI RECEBER MAIOR FÁBRICA DE CAMINHÕES DA CHINA

Regiões Sul do Estado e Metropolitana de BH disputam unidade da Foton, que deve ser instalada em 2013.

Mais uma montadora chinesa deve fincar estacas no Brasil - desta vez é a Foton, de caminhões. O estado escolhido é Minas Gerais. Segundo afirmou o senador mineiro Clésio Andrade (PMDB), em entrevista à rádio mineira Itatiaia, “as negociações com a maior montadora de caminhões da China estão avançadas” e eles estão definindo, agora, qual cidade abrigará a primeira fábrica da empresa no país. Embora o senador não cite textualmente o nome da montadora, a maior empresa da categoria na China é justamente a Foton.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está a Fiat (Betim) e a Iveco (Sete Lagoas) é forte candidata a receber a chinesa. Isso porque já há no local uma estrutura de fornecedores montada.

O Sul de Minas é outra região que está no páreo. A favor dos municípios locais estão a proximidade com São Paulo e a instalação da Xuzhou Construction Macchinery Group (XCMG), fabricante chinesa de máquinas de construção, em Pouso Alegre.

Segundo Andrade, o plano da montadora é trazer para o país primeiro a operação em regime de CKD (montagem local dos componentes importados da China). Depois, os planos são construir uma unidade de produção completa.

A Foton Aumark, entre as montadoras chinesas de caminhões que anunciaram investimento no Brasil, é a única que ainda não divulgou formalmente onde vai se instalar. Já as vendas dos veículos começam em setembro.

A marca foi trazida pelo ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Carlos Mendonça de Barros, em maio do ano passado. Em entrevista ao Brasil Econômico, na época, Mendonça de Barros confirmou os planos de produção local dos caminhões da Foton, com investimentos em conjunto do Brasil e da montadora.

A marca vai se instalar até o segundo semestre do ano que vem no Brasil. Segundo o vice-presidente da Foton Aumark, Orlando Merluzzi, no início serão fabricados caminhões do segmento leve. Nessa fase, os investimentos serão feitos somente pelo sócio brasileiro, a Foton Aumark. Sobre a cidade a receber a montadora, o executivo prefere manter sigilo. “Não temos nada definido. Ainda estudamos as melhores alternativas.”

Segundo ele, com a operação em CKD, os caminhões produzidos na unidade deverão ter entre 15% a 20% de conteúdo nacional. “Após 14 meses de atividade, nossa expectativa é de nacionalizar 65% desses itens”.

Depois de consolidada a operação no Brasil, os planos da Foton são de uma fábrica completa. Nessa iniciativa, segundo Merluzzi, o investimento será conjunto com matriz chinesa. “O Brasil será o terceiro país dentro da estratégia de internacionalização da Foton. Em 2013, a Índia vai inaugurar uma fábrica completa e, no ano seguinte, será aberta uma fábrica na Rússia. Por aqui, eles vão se instalar em 2017”, afirmou o executivo.

Em 2017, a Foton Aumark deverá ter 3,5% de participação no Brasil, com vendas de 31 mil caminhões por ano.

Fonte: Brasil Econômico