quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MAN INICIA, EM AGOSTO, PRODUÇÃO DA LINHA VW WORKER EURO 5

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, inicia neste mês de agosto em sua fábrica de Resende, localizada no Sul Fluminense, a produção de três modelos da linha VW Worker ADVANTECH. Os veículos VW Worker 13.190, 15.190 e 17.190 são dotados da tecnologia EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão), que atende a nova legistação de emissões de gases (PROCONVE P-7) sem a necessidade do aditivo ARLA 32.

Indicados para operações urbanas e de médias distâncias como transporte de bebidas, coleta de lixo, transporte de carga frigorífica, guindaste e auto bomba, todos os novos modelos chegam com inovações em segurança, durabilidade, conforto, e novas funções eletrônicas implementadas graças ao conceito ADVANTECH.  Os veículos são equipados com o novo motor MAN D08 de 4,6 litros, quatro cilindros e potência de 190 cavalos.

Desenvolvido exclusivamente para as aplicações em veículos comerciais, o MAN D08 tem dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões. Oferece excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garante uma série de benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo para as manutenções e menor emissão de poluentes. Os motores MAN contam ainda com o exclusivo sistema de freio motor EVB, que proporciona maior poder de frenagem, garantindo segurança e reduzindo os custos de manutenção.

A tecnologia EGR, que já apresenta excelente desempenho, incluindo baixo consumo de combustível, nos veículos médios da linha VW Constellation, também garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional e não interfere no encarroçamento do veículo. Esse ponto torna-se uma excelente vantagem para os fabricantes de implementos pela facilidade de instalação de todos os tipos de carrocerias e para o cliente, que poderá inclusive aproveitar carrocerias que estão atualmente em operação.

“A linha VW Worker já é bastante consagrada pelo mercado. Agora, com os motores MAN produzidos no Brasil e dotados de tecnologia EGR, além de outras diversas mudanças tecnológicas, os caminhões garantem ainda mais vantagens operacionais aos nossos clientes”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. “Novos lançamentos virão no decorrer do ano, reforçando o nosso compromisso de sempre ofertar ao cliente o maior numero de opções para suas operações”, completa.

Os caminhões são equipados com a transmissão Eaton 5406 – A de seis marchas com acionamento a cabo e embreagem com diâmetro de 395 mm.  Para o desenvolvimento desses modelos, foram consideradas inovações na cabine e novos itens de segurança.  Além da nova padronagem de acabamento interior, os VW Worker ADVANTECH receberam lanternas traseiras com novo design, e melhor isolamento contra entrada de água e poeira, o que reduz o índice de queima prematura das lâmpadas. A nova lanterna conta ainda com lâmpadas individuais para cada função, com sistema de amortecimento interno, sempre visando redução no custo de manutenção.

Embreagem de maior diâmetro, transmissão a cabo, redução de pesos através de uso de novas travessas e um moderno sistema eletrônico (indicativo da marcha selecionada sendo mostrada no painel e presença de sensores que inibem os erros de operação da embreagem e da transmissão) complementam o perfil dos Worker ADVANTECH com motor de 190 cv.

Versão Distributor

Um dos destaques dos novos produtos VW Worker ADVANTECH é o caminhão 17.190 na versão Distributor, já preparado com ítens específicos para atender ao mercado de transporte de bebidas. O veículo conta com motor de partida reforçado, nova suspensão dianteira e amortecedores recalibrados, nova suspensão traseira com eixo reforçado e molas curtas reposicionadas, cardã adicional já fixado no chassi, preparação para alongamento do chicote elétrico, além de novo sistema de exaustão com o escapamento reposicionado, evitando interferência com o chassi.

O caminhão pode ser adquirido via tailor made, reforçando o conceito sob medida na fabricação de produtos e que consagrou a montadora em seus mais de 30 anos de mercado. 

Fonte: Sala de Imprensa MAN Latin America