terça-feira, 21 de agosto de 2012

LUXO NA ESTRADA: CONHEÇA CAMINHÕES E OPCIONAIS TOP DE LINHA

Sensores de luz, computador de bordo e assento sob medida são alguns dos privilégios.

Enquanto as montadoras focam em tecnologia para agregar valor aos caminhões, quem pensa em comprar fica sonhando em botar as mãos em algum dos volantes mais luxuosos do mercado. Certos modelos top de linha são de cair o queixo, com tantos adicionais que fariam qualquer leigo ter vontade de pilotar umas destas máquinas. Veja, abaixo, alguns dos extrapesados mais poderosos disponíveis.

Mercedes-Benz Actros

Que tal tirar um sono com ambiente climatizado, mesmo com o motor desligado? O Mercedes Actros 2012 oferece motores de 421cv a 510cv, nova transmissão automática PowerShift, freios elétricos com sistema anti bloqueios e controle de tração das rodas proporcionando mais estabilidade tanto nas frenagens como nas arrancadas. Mas a cabina Mega Space Plus Segurança se destaca, com 1,92 metro de altura interna e piso totalmente plano, colchão sobre estrado de molas plásticas que distribui o peso do motorista de maneira uniforme e um ar condicionado noturno, capaz de refrigerar por 8 horas mesmo com o motor desligado.

Os sensores de chuva e de luz, disponíveis como série nas versões rodoviárias, ativam automaticamente o limpador de para-brisas e acendimento dos faróis sempre que necessário. O rádio CD com tecnologia Bluetooth permite o motorista utilizar o telefone celular com segurança e comodidade, contando para isso com os botões multifuncionais do volante do caminhão. O preço aproximado do veículo é R$ 500 mil.

MAN TGX “Made in Brazil”

As cabines que equipam os caminhões MAN da série TGX possuem fácil acesso ao motorista por meio de amplos degraus iluminados e um ângulo de abertura das portas de 90º. Para facilitar o processo de basculamento e reduzir o esforço do condutor, um acionamento elétrico da cabine está disponível como item de série. Além disso, quatro bolsões pneumáticos compõem o sistema de suspensão da cabine sobre o chassi do caminhão, o que assegura mais conforto e menos ruído. Para tornar a cabine mais ampla, o túnel do motor localizado próximo ao motorista possui altura de apenas 12 centímetros, o que facilita a movimentação no interior e o alcance dos compartimentos internos disponíveis para documentos e pertences pessoais. Um exclusivo compartimento multifuncional localizado acima do leito oferece mais espaço para o armazenamento de objetos e também pode ser utilizado como uma segunda cama. Além de ser um equipamento dobrável, não ocupa espaço na cabine.

O banco do motorista é equipado com suspensão pneumática, diversas opções de ajuste e cinto de segurança incorporado ao assento, preparado para qualquer perfil de motorista. Destaque para os botões disponíveis no próprio volante que dão acesso aos comandos do computador de bordo, desempenho do veículo e do rádio por meio de um simples toque durante a condução. A altura e a inclinação do volante também podem ser ajustados por meio de acionamento pneumático. Há ainda uma cama confortável e com grandes dimensões e os compartimentos externos para grandes volumes que equipam a cabine do caminhão também podem ser acessados pelo interior da cabine abaixo da cama. O preço aproximado do veículo é R$ 420 mil.

Scania V8

Por dentro do V8, a sensação de dirigir um carro de luxo. Vale destaque para os pedais de metal com estilo especial e blocos de borracha e o símbolo V8 no painel e no limpador da soleira da porta. O volante preto em couro com costuras em cinza claro é mais um opcional de estilo. Outro opcional são os assentos em couro preto com gomos e costuras em cinza claro e o símbolo do V8 em alto relevo. Fazem conjunto com os assentos: símbolo do V8, moldura em couro, descanso para braço em couro preto com costuras e grifo da Scania no painel da porta, além do jogo de tapetes com V8 e gomos em couro preto e costuras em cinza claro no centro da cabine.

O assento com suspensão pneumática possui múltiplos ajustes e o volante com várias opções de regulagem de altura e inclinação de acordo com o perfil de cada motorista, além de aumentar o espaço interno para movimentação. O modo automático de distribuição de ar na cabine, com sensores colocados em posições diferentes, garantem que a temperatura desejada seja mantida constante em todo o espaço. A cabine R Highline permite ao motorista transitar em pé, com piso plano e diversos espaços para armazenamento de objetos. É possível equipar com uma ampla cama superior, facilmente dobrada durante a operação.

Equipados com motor Scania de 16 litros e oito cilindros em V, a linha 2012 de caminhões V8 da marca conta com duas opções de potência, 560cv e 620cv e pronta para atender às normas ambientais de poluentes, o Proconve P7, com o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). Além de estar pronta para atender às normas ambientais do Proconve 7, o caminhão tem a maior potência do mercado. Também conta com a terceira geração da caixa automatizada, o Scania Opticruise, que tem como objetivo principal facilitar a troca de marchas e corrigir eventuais desvios na condução. O preço aproximado do veículo é R$ 650 mil.

Volvo FH

Os atributos internos das cabines da linha FH, da Volvo, garantem todo o conforto ao motorista. A marca oferece diferentes pacotes de acabamento e conta com itens de série como volante ajustável, vidro elétrico, banco do motorista com suspensão pneumática, indicador de temperatura ambiente, porta CDs, prancheta e porta-objetos de diversos tamanhos. Na lista de acabamentos opcionais constam itens como banco de couro, banco giratório, suspensão pneumática no banco do passageiro, geladeira, preparação para instalação de TV, cofre, farol de Xenon e iluminação noturna interna com luz vermelha.

Um dos diferenciais das cabines é o espaço. A Cabine Globetrotter XL está entre as mais altas do mercado brasileiro, permitindo que o motorista fique em pé dentro do caminhão. Tem espaço para duas pessoas dormirem confortavelmente. As camas para dois motoristas são largas (de 60 a 76 centímetros), com a possibilidade de escolha de colchão e travesseiro apropriados ao gosto de cada um.

Os caminhões também podem ser equipados com uma série de avançados dispositivos de segurança, como airbag, Alcolook (bafômetro), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (piloto automático inteligente), LKS (monitoramento da faixa de rodagem), e o LCS (sensor de ponto cego).

A cabine maior também permite encontrar uma posição de assento ideal, graças ao espaço extra. O banco do condutor dos caminhões da linha FH se adequa perfeitamente aos usuários, independentemente de qual seja o porte do motorista, pois tem uma grande variedade de regulagens. O cinto é integrado ao encosto, evitando que o efeito da suspensão tencione o cinto e cause desconforto. O preço aproximado do veículo é R$ 470 mil.

Fonte: Cartola/Terra