sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DIESEL ESTÁ RACIONADO NO PARANÁ

Petrobras credita falta do combustível ao aumento da demanda devido à safra.

O fornecimento de óleo diesel aos postos do Paraná deve seguir racionado até a entrega de um reforço de 40 mil metros cúbicos do produto em Paranaguá, prometida pela Petrobras para os próximos dias, conforme nota distribuída à imprensa.

Desde a semana passada, vários donos de postos têm reclamado que os estoques estão abaixo do necessário em função da entrega de metade dos pedidos. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis), o fornecimento é de apenas 70% do necessário para atender a demanda em Curitiba.

Na nota, a Petrobras creditou o racionamento ao aumento da demanda em virtude da boa safra. “A demanda do produto está aquecida na região em decorrência do bom desempenho da safra. Nesse cenário de demanda aquecida, as distribuidoras exercem papel relevante, administrando os estoques e a logística de distribuição na região.” A empresa finaliza informando que espera fechar o mês de agosto com vendas 6% superiores ao período de 2011.

Ontem, a reportagem do Jornal do Estado, por meio de uma pesquisa telefônica, verificou que a baixa dos estoques é generalizada e atinge os postos de combustíveis de todas as regiões da cidade. Apenas em alguns estabelecimentos do Seminário, Batel e Cabral os estoques estão normais. Em Santa Felicidade o volume do estoque um pouco abaixo do normal não era preocupante, conforme informações dos frentistas, porque no local o consumo do produto é baixo.

Já na região Sul da cidade, a situação mais preocupante foi encontrada nos bairros Sítio Cercado e CIC.Segundo os gerentes de postos ouvidos, o estoque estava bastante baixo e não havia previsão de novas entregas. O gerente da rede Dois irmãos, Arci do Vale, disse que por comprar o produto FOB — ele retira o diesel diretamente na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária — não tem enfrentado muitas dificuldades. “Mas o abastecimento não está normal. Quando vou buscar o diesel, encontramos muitos compradores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e há uma maior demora no abastecimento dos caminhões”, disse.

No final de semana, os postos da BR-116 estavam com os níveis de estoque bastante críticos e as entregas aquém da demanda.

Apesar das queixas, a Petrobras, em nota, informou que “as entregas de diesel no Paraná estão de acordo com os volumes contratados pelas distribuidoras para o mês de agosto.” A estatal finaliza o comunicado acrescentando que “espera atingir novo recorde de vendas na região, com 6% de vendas de diesel acima do realizado em agosto do ano passado.” Segundo informações do portal da Rádio Banda B, em uma nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) informou que o desabastecimento de diesel deve ser normalizado a partir de amanhã. Segundo o sindicato, os atrasos começaram pela necessidade de a Petrobrás complementar a quantidade do produto com transporte marítimo.

Fonte: Bem Brasil