terça-feira, 28 de agosto de 2012

SCANIA MONTA NOVO CENTRO LOGÍSTICO EM VINHEDO

De olho na expansão do mercado brasileiro de ônibus e caminhões, a Scania planeja para o primeiro trimestre de 2013 o início das operações de seu novo Centro de Distribuição.

De olho na expansão do mercado brasileiro de ônibus e caminhões, a Scania planeja para o primeiro trimestre de 2013 o início das operações de seu novo Centro de Distribuição (CD), na zona industrial de Vinhedo (SP), que vai substituir o atual CD da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O projeto, que já teve as obras iniciadas, integra um plano mundial de US$ 60 milhões para expansão da capacidade de distribuição de componentes, incluindo a ampliação do CD de Opglabbeek, na Bélgica.

A expectativa é de que a nova unidade aumente em cerca de 60% a capacidade de armazenagem de peças, propiciando um ganho de qualidade e agilidade no abastecimento da rede de concessionárias. “O diferencial é que ele está sendo projetado para atender às necessidades específicas de distribuição de peças”, afirma o gerente executivo de Logística e Pós-Venda da Scania Latin America, Cesar Giaconi.

O centro de Vinhedo terá 16 mil metros quadrados de área total. Atualmente, as obras estão em fase de drenagem e terraplanagem. O gerente executivo da empresa explica que a localização é estratégica, uma vez que está próxima às principais rodovias do país e ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), além de oferecer rápido acesso ao Rodoanel Metropolitano de São Paulo. “Facilitará a distribuição da mercadoria para as transportadoras”, adianta Giaconi.

Não faltam motivos para a empresa investir no Brasil. Nos últimos três anos, o país figurou como o principal mercado da companhia no mundo. Em 2011, foi responsável pela venda de 13.011 caminhões pesados, 424 semipesados, 1.652 ônibus e 2.515 motores, conforme balanço de 2011 da organização. Em todo o mundo, a Scania comercializou 80.108 caminhões e ônibus no ano passado, volume que representou crescimento de 26% comparado a 2010. Além disso, o segmento vem mostrando fôlego no Brasil. Em 2011, foram licenciados 168.828 de caminhões novos no Brasil, número 9% superior ao registrado em 2010, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fonte: Cartola/Terra