sexta-feira, 15 de junho de 2012

VOLVO TESTA VEÍCULOS SEM MOTORISTA


Sempre em busca de segurança e conforto aliados à inovação tecnológica, a Volvo acaba de testar um sistema de comunicação veículo a veículo que torna possível a condução dos mesmos sem que haja a necessidade de um motorista.

Em um comboio realizado na Espanha no final do mês de maio, a empresa colocou para andar de maneira autônoma dois caminhões e três carros da marca. Desses, apenas o primeiro caminhão era guiado por um motorista. Os outros vinham atrás coordenadamente. Ao todo, 200 quilômetros foram percorridos para o teste, que acabou sendo realizado com sucesso e sem qualquer incidente.

Segundo Linda Wahlstrom, gerente de projeto da Volvo, a partir do momento que os veículos estiverem conectados entre si, seus condutores poderão aproveitar o tempo executando outras tarefas de maneira remota.  O sistema é composto por câmeras, radares, sensores e conta com comunicação via rádio.

A iniciativa faz parte do projeto “Safe Road Trains for the Environment” (Sartre), que pretende diminuir os índices de acidentes. A expectativa é que a tecnologia se torne realidade nas estradas no prazo de dez anos.

Fonte: Blog Volvo