segunda-feira, 4 de junho de 2012

MAN-LA É A GRANDE VENCEDORA DO PRÊMIO REI 2012

Companhia foi eleita Empresa do Ano e Roberto Cortes o Profissional do Ano.

A MAN Latin America foi a grande vencedora do Prêmio REI 2012, promovido por Automotive Business para reconhecer a excelência e a inovação nas realizações de profissionais e empresas da indústria automotiva. Roberto Cortes, CEO da companhia, foi apontado Profissional do Ano por um júri independente, em disputa com os presidentes Carlos Gomes, da PSA Peugeot Citroën, Cledorvino Belini, da Fiat Chrysler, e José Luiz Gandini, da Kia Motors.

Eleita Empresa do Ano, concorrendo com Delphi, Fiat Automóveis e Iveco, a MAN LA foi vitoriosa também em outras quatro categorias: Caminhão, Elétrico e Híbrido, Engenharia, Tecnologia e Inovação e Manufatura. A conquista refletiu os bons resultados obtidos pela empresa, em mercado vigoroso até o fim de 2011, com o lançamento de novos veículos e tecnologias e investimentos expressivos no parque industrial de Resende, RJ.

Os vencedores do Prêmio REI 2012 em 16 categorias foram anunciados em cerimônia no Club A, no Sheraton WTC, em São Paulo, na noite de quarta-feira, 30 de junho. O Automóvel do Ano foi o Hyundai Elantra e o Comercial Leve o Range Rover Evoque. O Caminhão do Ano foi o VW Constellation 24.280 6x2, com motor MAN D08 e tecnologia EGR. O MAN 17.280 6x2 híbrido, com tecnologia diesel hidráulica que adota o conceito de recuperação de energia cinética (KERS) dos carros de Fórmula 1, com redução de consumo de combustível de até 15%, deu à MAN o prêmio REI nas áreas de Elétrico e Híbrido e Engenharia, Tecnologia e Inovação.

A Cummins, autora do programa Pano Pra Manga, que oferece treinamento e capacitação profissional aos moradores do bairro do Jardim Cumbica, em Guarulhos (SP), recebeu o prêmio REI na categoria Responsabilidade Socioambiental. A campanha criada pela Agência Fiat para o Fiat 500, tendo Dustin Hoffman como protagonista, valeu à Fiat o prêmio REI de Marketing e Propaganda. A ID Logistics conquistou o prêmio de Logística com a reengenharia para dar fôlego à fábrica da Meritor em Osasco, após a recuperação da crise iniciada em 2009.

Na área de Autopeças os vencedores foram a Meritor, em Metálicos (cardãs que dispensam manutenção), Bosch, em Powertrain e Sistemistas (Flex Start, que elimina o tanquinho nos motores EC5 da PSA Peugeot Citroën), Saint-Gobain, em Químicos (para-brisa com propriedades acústicas que neutralizam ruídos em baixa e alta frequências) e Delphi, em Eletrônicos (nova central elétrica Mapec 3.0 para mercados emergentes).

O Prêmio REI promoveu a eleição final entre os leitores da newsletter Automotive Business, enviada diariamente a 25 mil endereços de e-mail, e entre os participantes do III Fórum da Indústria Automobilística, que ocorreu dia 9 de abril, no Golden Hall do WTC, em São Paulo. Os finalistas foram selecionados por 22 jurados, que analisaram duas centenas de cases enviados por empresas relacionadas à indústria automobilística e apontaram as quatro melhores sugestões em cada categoria para a segunda etapa de votação.

A MAN LA foi a recordista em cases selecionados, colocando 8 finalistas na relação de 64. Entre as empresas de autopeças, o destaque ficou para a Delphi, com representantes em 5 categorias, o mesmo número que obteve na primeira edição do Prêmio REI, em 2011.

Confira abaixo os vencedores do Prêmio REI 2012:

PROFISSIONAL DO ANO
Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America

EMPRESA DO ANO
MAN Latin America

AUTOMÓVEL DO ANO
Hyundai Elantra

COMERCIAL LEVE DO ANO
Range Rover Evoque

CAMINHÃO DO ANO
VW Constellation 24.280 6x2

ELÉTRICO E HÍBRIDO
MAN Latin America, com a tecnologia diesel hidráulica que recupera energia

ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
MAN Latin America, com a tecnologia diesel hidráulica

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Cummins, com o programa Pano Pra Manga

MARKETING E PROPAGANDA
Fiat, com a campanha do 500 estrelada por Dustin Hoffman

MANUFATURA
MAN Latin America, com os avanços do consórcio modular
 
LOGÍSTICA
ID Logistics, com a reorganização da fábrica da MEritor em Osasco (SP)

AUTOPEÇAS METÁLICOS
Meritor, com cardãs que dispensam manutenção

AUTOPEÇAS POWERTRAIN
Bosch, com o sistema Flex Start

AUTOPEÇAS QUÍMICOS
Saint-Gobain Sekurit, com o para-brisa que reduz ruídos

AUTOPEÇAS ELETRÔNICOS
Delphi, com a evolução da MAPEC

AUTOPEÇAS SISTEMISTAS
Bosch, com o Flex Start

Fonte: Automotive Business