quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESTOQUE DE CAMINHÕES BEIRA SESSENTA DIAS

O mercado brasileiro de caminhões novos permanece estagnado. Segundo dados da Anfavea divulgados na quarta-feira, 6, em maio foram vendidos 10 mil 883 unidades, o que representa 28,1% de queda perante o mesmo mês do ano passado e retração mais leve na comparação com abril, 2,1%.

Para Cledorvino Belini, presidente da entidade, o mercado de caminhões tradicionalmente demora mais a reagir a qualquer plano de incentivos, por isto a expectativa de crescimento neste segmento está totalmente depositada para o segundo semestre: "Esperamos um bom segundo semestre para as vendas de caminhões".

Embora Belini se defina como otimista neste momento, os estoques de caminhões podem assustar. Enquanto o estoque total de veículos aponte média de 43 dias, para caminhões equivale a sessenta dias de vendas.

Daqui para frente é possível que as fabricantes de caminhões ainda decidam por paradas na produção para reduzir os estoques, mas a expectativa é a de que o segmento volte aos poucos à normalidade, de acordo com Belini.

No acumulado de janeiro a maio foram licenciados 59 mil 628 caminhões, 12,5% abaixo do volume de igual período de 2011.

Fonte: Autodata