quarta-feira, 27 de junho de 2012

CONTINENTAL PNEUS INVESTE NO MERCADO DE RECAPAGEM E TRAZ PARA O BRASIL A BANDA DE RODAGEM CONTITREAD

A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia hoje a sua entrada no mercado brasileiro de recapagem de pneus comerciais. Nesse projeto, a empresa trabalhará em três frentes: parceria com as revendas da marca interessadas em incorporar a prestação desse serviço, com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga e com companhias que já atuam nesse segmento e que tenham interesse em trabalhar com a bandeira Continental.

“Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga em todo o território nacional e, em um primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros contarão com o suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas. Sabemos que para muitos deles esse será um negócio totalmente novo, mas que apresenta um imenso potencial”, detalha Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas operações comerciais de Pneus da Continental na América Latina.

Recapar significa repor a banda de rodagem desgastada pelo uso. A prática, adotada mundialmente, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça, projetada pelos principais fabricantes de forma a suportar diversas sobrevidas.

Por isso, dentro da estratégia de seu projeto de recapagem, a Continental está trazendo para o mercado brasileiro a ContiTread™, banda de rodagem que mantém as mesmas características dos pneus de carga da marca, proporcionando performance equivalente à original em sucessivas recapagens, tanto na entrega de alta quilometragem como no baixo consumo de combustível e no desgaste uniforme.

Elas são produzidas na fábrica da Continental em Morélia, no México, uma das mais modernas plantas do Grupo em todo o mundo, e responsável pelo abastecimento dos mercados dos Estados Unidos, América Central e agora também do Brasil. O processo de reforma adotado pela Continental emprega equipamentos automatizados de avançada tecnologia que asseguram um perfeito posicionamento dos componentes, garantindo assim a otimização do processo e minimizando os estoques de matéria prima.

“A recapabilidade é hoje um forte argumento de venda para os fabricantes de pneus novos. Ao maximizar a vida útil dos pneus utilizando as bandas ContiTread™ ajudamos o meio ambiente. Elas reduzem os custos operacionais e tornam-se um importante diferencial para as frotas”, explica Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de Pneus para Veículos Comerciais da Continental.

“A proposta da ContiTread™ é revolucionária em sua essência. Ao introduzir no processo de recapagem dos pneus de carga fatores críticos como manutenção do desenho original da banda de rodagem e emprego do mesmo composto do pneu original, as melhoras obtidas na sobrevida são surpreendentes. Ela permite que o pneu siga oferecendo a mesma economia de combustível e o alto desempenho que são referência para os produtos da empresa em todo o mundo. Projetamos um ganho substancial em relação aos demais métodos de recapagem em itens da maior importância como consumo de combustível, durabilidade quilométrica, capacidade de escoamento de água e poder de tração”, acrescenta Renato Sarzano.

As bandas ContiTread™ estão disponíveis nos desenhos HSR, HSR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL Eco Plus, HSU1, LSU1, HSC1,HSC e HDC1. Para os próximos meses, já está prevista a introdução da banda para o HTR2 SA. O atual portfolio da marca contempla pneus, nas mais diversas opções de medidas, para os segmentos de longa distância, tráfego regional, tráfego urbano e construção.

A ContiTread™ também pode ser aplicada em qualquer pneu de carga disponível no mercado. Os pneus da marca Continental recapados com a ContiTread™ contam ainda com o benefício adicional da Garantia C3, que protege o pneu reformado até o final da 3ª vida.

Todos os pneus novos da Continental voltados para aplicações comerciais são produzidos na fábrica de Camaçari, na Bahia, que no ano passado recebeu um aporte de US$ 210 milhões para duplicar até 2014 a sua capacidade de produção voltada tanto para o abastecimento do mercado interno como para exportação (países do NAFTA e da América Latina). No ano passado, ela produziu 5,7 milhões de pneus.

O mercado brasileiro de reforma de pneus - Com um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados por ano, o Brasil é o segundo maior mercado mundial neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o setor movimenta anualmente cerca de R$ 4 bilhões, possui 1.300 reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40.000 mil empregos diretos. Hoje, mais de 2/3 dos pneus de carga em uso são reformados, gerando uma economia de aproximadamente R$ 5,6 bilhões/ano para o setor de transportes.

Além de maximizar o retorno realizado sobre o investimento em pneus, relacionado entre os maiores custos de uma frota, a reforma retarda o descarte da carcaça, reduzindo os impactos ambientais. Também é importante destacar que se trata de uma atividade não poluidora e que seus resíduos sólidos são reciclados por outros segmentos.

Certificação do INMETRO - Até o próximo mês de novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do INMETRO conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2010.

A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a Veículos Comerciais, Comerciais Leves e seus Rebocados serão obrigados a atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado não poderão realizar o serviço de reforma de pneus e ficarão sujeitos às penalidades e sanções legais previstas em lei.

O INMETRO estabeleceu uma série de medidas para adequar as unidades reformadoras de pneus, incluindo a apresentação de documentação comprobatória e técnica para avaliação das dependências da empresa, registros junto a órgãos governamentais, existência de controle do processo de reforma e controle dos equipamentos de medição, entre outras.

As regras valem para qualquer método de reforma de pneus (recauchutados, remoldados e recapados). Somente após a vistoria, análise e aprovação de toda a documentação e dos processos é que a empresa reformadora poderá utilizar o selo de certificação do INMETRO. “Daremos todo o suporte necessário para que os nossos parceiros de recapagem obtenham o mais rápido possível a certificação obrigatória do INMETRO”, conclui Gilberto Viviani.

O lançamento do ContiTread™ no Brasil integra  o ContiLifeProgram, uma iniciativa mundial da Continental voltada à oferta de um melhor rendimento dos pneus da marca ao longo de todo o seu ciclo de vida a partir de programas de ressulcagem, recapagem e reciclagem, tendo como resultado final a redução dos custos totais da operação.

Fonte: Sala de Imprensa Conti