sexta-feira, 15 de junho de 2012

IVECO RECEBE MENÇÃO HONROSA PELO PROJETO TRAKKER BI-FUEL

A Iveco recebeu a Menção Honrosa na Categoria Tecnologia Diesel do Prêmio AEA de Meio Ambiente com o Trakker Bi-Fuel, projeto que motivou o desenvolvimento de um veículo comercial movido à energia renovável em parceria com a FPT Industrial e a BOSCH. A entrega da placa com a menção ocorreu durante a cerimônia realizada na última segunda-feira (11), em São Paulo (SP). Renato Mastrobuonno, que esteve à frente do projeto no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco, em Sete Lagoas, nos últimos três anos, representou a empresa no evento.

O Iveco Trakker Bi-Fuel nasceu devido à importância do Brasil como o maior produtor e exportador de açúcar e etanol do mundo. O protótipo é um cavalo mecânico com tração 6×4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em várias aplicações do setor sucroenergético, como o transporte de vinhaça. Para garantir a força, resistência e qualidade da Iveco, o veículo foi submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, e um time de engenharia totalmente dedicado.

O modelo utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv e 1.500 N.m de torque, de ciclo diesel. Possui dois tanques de combustível, um para etanol, outro para o diesel, que são abastecidos durante todo o período de testes com os mesmos combustíveis encontrados em qualquer posto de abastecimento. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. Apesar das variações nas dosagens de combustível durante o ciclo de funcionamento do veículo, para o motorista não há diferença no desempenho em qualquer combinação dos dois combustíveis. O desempenho se baseia no ciclo do motor operando com 100% diesel e o veículo pode ser revendido como um veículo diesel comum, preservando o valor de revenda.

O índice de substituição do diesel,ficou em torno de 40%, e a economia de combustível de 6% no custo por km rodado foi confirmada nos resultados preliminares e nos testes em campo.

Fonte: Blog Iveco