segunda-feira, 4 de junho de 2012

VOLKSWAGEN CRIA TECIDO À BASE DE GARRAFA PET

A Volkswagen do Brasil lança mão de uma novidade para preservação do meio ambiente. A marca desenvolveu tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e portas de seus veículos a partir do segundo semestre. Segundo a montadora, para o revestimento de cada carro são necessárias até 52 garrafas PET de 1,5 litro (44 delas só para os bancos). 60% do tecido é feito de plástico, que é fornecido por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.

A VW garante que esse tipo de banco oferece o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais usados hoje em dia. Além disso, atende às especificações de aparência e durabilidade da empresa.

A produção da fibra reciclada começa com a separação das peças plásticas por cores, já que elas interferem no tom do tecido. Na sequência, as peças são limpas e trituradas em grãos, que são transformados em fios. Daí em diante, o processo de criação do tecido à base de PET é idêntico ao da produção de tecidos convencionais. Atualmente, já é possível encontrar esse tipo de fibra no revestimento do assoalho, do teto, e do porta-malas dos veículos.

Fonte: Automotive Business