segunda-feira, 18 de junho de 2012

MAN LATIN AMERICA APOIA EXPANSÃO DO PROJETO ITINERANTE DA SOS MATA ATLÂNTICA NA RIO+20

Na última quinta-feira (14 de junho), a SOS Mata Atlântica chegará ao Rio de Janeiro com novidades no projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Com o apoio da MAN Latin America, a iniciativa conta agora com dois caminhões Volkswagen para ampliar sua abrangência, abordando também a preservação do bioma marinho e costeiro.

Dois caminhões adaptados ficarão na Rua do Russel, 01, no Largo da Glória, até o dia 24 de junho, promovendo atividades e atrações gratuitas com o público durante a Rio+20. O evento acontece das 11h às 18h no dia 14/6; das 10h às 18h de 15 a 21/6; e das 10h às 17h de 22 a 24/6.

“Nossas contribuições à preservação ambiental não se limitam ao desenvolvimento de produtos com tecnologias mais sustentáveis. A expansão do projeto SOS Mata Atlântica demonstra nosso compromisso socioambiental, visando ao bem estar de nossos clientes e da sociedade”, afirma Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.

Entre os dois caminhões, haverá também uma tenda, de 150 m2, com uma exposição chamada “Nosso verde também depende do azul”. Ela trará um panorama geral sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos, as ameaças que essas áreas sofrem, os aspectos da conservação e áreas protegidas e  a atuação da SOS Mata Atlântica nestas regiões, especialmente sob influência do Bioma Mata Atlântica.

Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais vão promover palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. O público poderá conferir também o novo cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.

Novo ciclo

O projeto já visitou 90  cidades brasileiras com o objetivo de levar mais informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. O Rio de Janeiro inaugura seu quarto ciclo anual, em que serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.

Esta nova fase do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. A chegada ao Rio de Janeiro comemorará também o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 8 de junho.

Nesta nova jornada, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como encontros, debates, reuniões, treinamentos e cinema.

Fonte: Assessoria Imprensa Man Latin America