sábado, 30 de junho de 2012

MAN LATIN AMERICA: CAMPEÃ EM SUSTENTABILIDADE

Junho é conhecido por ser o mês do meio ambiente e, por essa razão, a maioria das premiações e reconhecimentos nessa esfera se concentra em seus dias. E a MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais das marcas MAN e Volkswagen, é destaque especialmente em 2012, ano da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. A empresa foi de longe a mais premiada em seu segmento, recebendo cinco homenagens por tecnologias sustentáveis para produto nas mais diversas premiações.

O mais recente deles veio do Prêmio AEA de Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, pelo pioneirismo no desenvolvimento do primeiro caminhão híbrido do Brasil. Desenvolvido nacionalmente pela MAN Latin America, o projeto vai além do aspecto ambiental da sustentabilidade, chegando ao universo econômico. O veículo utiliza tecnologia diesel-hidráulica, muito mais acessível financeiramente do que outras opções que o mercado vêm discutindo. E, por isso mesmo, mais adequado a operações em países emergentes.

“Assim como outras soluções sustentáveis de transporte que desenvolvemos, esse híbrido propicia aumento da eficiência energética, sendo completamente apropriado às condições de países emergentes. E, como não poderia deixar de ser, fizemos isso maximizando o resultado operacional para os frotistas, com uma proposta simples e robusta com o melhor custo-benefício”, explica Roberto Cortes, presidente da empresa. Com esse caminhão híbrido, a MAN Latin America ganhou ainda dois prêmios REI, em reconhecimento à excelência e inovação da iniciativa.

O veículo também ganhou espaço com a exposição na conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, em que a empresa mostrou outros de seus esforços para o desenvolvimento de soluções de transporte de baixo carbono, como o caminhão flex movido a mistura de diesel e etanol. Por esse modelo, a MAN Latin America foi agraciada com o Top Etanol, na categoria Transportes da modalidade Inovação Tecnológica. O prêmio reconhece a empresa pela contribuição à utilização cada vez mais eficiente desse biocombustível.

No Prêmio Brasil de Ação Ambiental, a empresa é destaque pelas pesquisas em bioenergia, que remontam a 2003 com o início das pesquisas com biodiesel antes mesmo de qualquer obrigatoriedade legal. Pioneirismo que se confirma também no desenvolvimento de outras tecnologias inéditas no mercado brasileiro, como o ônibus flex movido a GNV+diesel, utilizado para diminuir o impacto ambiental dos deslocamentos de delegações durante a Rio+20 e que chegará às ruas do Rio para apoio no transporte na Copa e nas Olimpíadas.

Atuação responsável além da tecnologia

Ampliando ainda mais os benefícios do reconhecimento recebido com o Top Etanol, a empresa optou por doar toda a premiação em dinheiro ao Instituto Ayrton Senna, que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. A iniciativa está alinhada à estratégia da MAN Latin America de apoiar projetos que priorizem a educação, buscando contribuir para o futuro de crianças e adolescentes do País.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAN Latin America