quarta-feira, 23 de maio de 2012

VOLVO E MERCEDES-BENZ PARALISAM PRODUÇÃO DE CAMINHÕES

No dia em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas para ajudar a indústria automobilística a recuperar as vendas, duas grandes fabricantes de caminhões, a Mercedes-Benz e a Volvo anunciaram a suspensão temporária da produção.

As duas alegam necessidade de adequar a produção à demanda. As vendas de caminhões estão em queda desde o início do ano, após a adoção do uso de motores com nova tecnologia, chamada de Proconve P-7 (equivalente ao Euro 5), que encareceu os preços dos veículos em até 15%.

A Volvo, que tem fábrica em Curitiba, vai dispensar do trabalho 1,3 mil funcionários, de um total de 4,1 mil, entre 25 de maio e 6 de junho, período em que deixarão de ser produzidos 100 caminhões ao dia. A Mercedes-Benz suspendeu ontem toda a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os cerca de 7 mil trabalhadores da linha de montagem vão ficar em casa por uma semana. A fábrica do ABC paulista produz em média 300 veículos por dia, mas já vinha num ritmo mais lento. Um grupo de 480 metalúrgicos entrou em licença remunerada há duas semanas e deixará de trabalhar durante um mês.

Fonte: Gazeta do Povo