segunda-feira, 14 de maio de 2012

REGULAMENTAÇÃO DE MOTORISTA ALTERA VALOR DO FRETE

Para atender a regulamentação de motorista, decreto aprovado pela presidente Dilma Rousseff no dia 2 de maio – e que estabelece descansar de 30 minutos aos motoristas para cada quatro horas de trabalho, intervalo mínimo de uma hora para refeição, repouso diário de 11 horas por dia e um descanso semanal de 35 horas - transportadores de Uberlândia/MG pretendem aumentar o número de funcionários contratados e também o valor do frete do cobrado. “Teremos um acréscimo de 20% e vamos repassar para os clientes. Alguém tem que pagar pelo benefício”, disse o empresário Lindomar de Oliveira. O controle das de trabalho, para saber se a regulamentação está sendo seguida pelos contratantes será feito pelo tacógrafo.

O empresário Edison Campelo Rocha diz que sua transportadora não terá aumento nos gastos, mas confirmou que as entregas ficarão comprometidas. A solução, segundo ele, será avisar os clientes. “Nós vamos avisar ao cliente que a mudança dele não vai chegar no tempo que ele quer”, contou.

O também dono de transportadora, Abud Cecílio Domingos, pontua outro fator para a demora na entrega de cargas, a falta de infraestrutura nas rodovias. “No estado do Mato Grosso vemos caminhões parados mesmo sem a lei. Encostar um bitrem com quase 20 metros é sinônimo de encher o pátio dos postos de combustíveis com facilidade”, diz Domingos. Enquanto empresários do segmento devem garantir o cumprimento da regulamentação, o decreto estabelece aos motoristas que fiquem atentos às condições de segurança do veículo, dirijam com prudência e se submetam a testes e programas de controle de uso de drogas e bebida alcoólicas. O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim), Ari de Souza, ressalta que a fiscalização é necessária para que os deveres dos condutores sejam cumpridos. “Temos que contar com a colaboração dos agentes de trânsito e policiais rodoviários para fazer cumprir a lei”, afirmou.

Fonte: G1