quarta-feira, 9 de maio de 2012

EXPOSAFRA OFERECE EXAMES RÁPIDOS PARA AIDS E SÍFILIS

A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, oferece o teste rápido de diagnóstico do HIV e sífilis na 16.ª ExpoSafra, que vai até a quinta-feira (10/05), no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Esta é a primeira vez que a ação é realizada no Paraná e a intenção é desenvolver a mesma estratégia em outros grandes eventos, exposições ou festividades regionais. Em dois dias, cerca de 200 testes foram realizados. A previsão é que mais de 5 mil pessoas passem pela ExpoSafra nos quatro dias.

"O teste rápido necessita de uma estrutura simples e o tempo de espera para o resultado chega perto de 20 minutos", explicou o diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá (1.ª RS), José Renato Pinheiro. "Isso facilita o atendimento dos caminhoneiros que ficam grande parte do ano em viagem e não têm muito tempo para cuidar da saúde".

As equipes da Secretaria da Saúde e da prefeitura realizam trabalho educativo junto aos caminhoneiros, grupo considerado de risco para doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. No estande oferecido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), as pessoas recebem as vacinas dupla bacteriana, tríplice viral e contra a gripe, hepatite B e febre amarela.

SAÚDE - Para o caminhoneiro Bruno Alves Menezes foi a oportunidade de ver se sua saúde estava em dia. "A gente passa a semana inteira viajando, quando chego em casa, o pouco tempo que tenho, aproveito pra matar a saudade da família. Não dá tempo de ir a consultas ou fazer exames, só quando estamos mal mesmo", disse o caminhoneiro que fez o teste rápido e tomou quatro vacinas.

"A aceitação pelo teste rápido é grande e a média de atendimentos é de quase 1000 exames em cada feira que a participamos com Fique Sabendo", ressaltou a consultora do Ministério da Saúde, Magali Eleutério da Silva. O ministério tem parceria com a Revista do Caminhoneiro, da Tudo em Transporte Editora, organizadora da feira, e já montou o estande do teste rápido em outros três eventos direcionados a esse público.

FACILIDADE - Quem quiser realizar o exame deve ir ao estande do "Fique Sabendo", na entrada do complexo de exposições, das 15h às 21h. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue retirada do dedo do examinado. Caso o diagnóstico dê positivo para HIV, a pessoa recebe apoio psicológico de uma equipe especializada e é encaminhada para o tratamento no serviço de saúde de referência.

"Por isso precisamos de uma equipe multidisciplinar previamente capacitada para usar essa estrutura. Não basta apenas realizar o exame. É necessário acolher a pessoa, pois geralmente ela não está preparada para receber um diagnóstico positivo", explicou a coordenadora do programa estadual de Controle das DST/HIV/Aids, Elisete Ribeiro.

Outro estande, mantido pelo Sest/Senat, também realiza serviços de saúde e cidadania, como verificação de pressão arterial e corte de cabelo. Segundo o representante da Revista do Caminhoneiro e coordenador do evento, Orivaldo Quatrini, a feira apresenta as tendências do setor de transportes e constrói um ambiente cultural e de troca de informações sobre o cotidiano do caminhoneiro.

Litoral tem mais incidência de AIDS

O litoral é a região com maior incidência de aids no Paraná. De acordo com dados de 2010, os sete municípios da região registraram 33,91 casos novos por 100 mil habitantes, à frente da regional de Foz do Iguaçu (19,29) e da regional Metropolitana de Curitiba (16,31). Já em relação ao número absoluto de casos novos em 2011, a 1.ª RS responsável pelo litoral confirmou 94 ocorrências, atrás apenas da 2.ª RS (RMC), com 354.

No mês passado, foi lançado o Grupo de Trabalho Saúde do Litoral (GT Litoral) para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população litorânea. O GT Litoral e a 1.ª RS preveem realizar projetos nos próximos meses para o controle de doenças como a tuberculose, hepatite e aids, levando em conta aspectos específicos de cada município.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná