quinta-feira, 10 de maio de 2012

VENDA DE CAMINHÕES REFLETE NOS NEGÓCIOS DO GRUPO RANDON

Puxada pelo menor volume nas vendas de caminhões, a Randon S.A. Implementos e Participações anunciou nesta terça-feira (08/05) que encerrou o primeiro trimestre de 2012 com receita bruta total - incluindo as vendas entre empresas - de R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2011, resultado que representa queda de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a receita líquida consolidada somou R$ 734,7 milhões no trimestre, 23% menor que a obtida no mesmo período de 2011. “As vendas no primeiro trimestre são historicamente menores. Este ano a produção foi afetada por eventos recorrentes, como férias de verão e feriados prolongados e ainda, pelas férias dos trabalhadores dos fabricantes de caminhões concentradas totalmente em janeiro, o que não acontecia há algum tempo”, justificou Astor Milton Schmitt, diretor corporativo e de relações com investidores.

Segundo o balanço divulgado pela companhia, o mercado de veículos rebocados retraiu 8,9% (caindo de 13.268 unidades no ano passado para 12.088). A participação de mercado da Randon foi 28,9% - 2,5 pontos percentuais abaixo da métrica registrada ano passado. Além disso, o impacto sentido na venda de caminhões – devido a nova legislação de motores - afetou o desempenho da divisão de autopeças do Grupo. A produção de caminhões caiu 32,5% (46.397 unidades no 1T11 para 31.316 no 1T12). Já o licenciamento de caminhões, alimentado por estoques da geração antiga, teve performance melhor, declinando 6,3% no período (38.620 unidades no 1T11 e 36.170 no 1T12).

Fonte: Portal O Carreteiro