quarta-feira, 9 de maio de 2012

SCANIA APRESENTA PRIMEIRO EURO 6 PARA USO MUNICIPAL


Há mais de um ano veículos Euro 6 da Scania já circulam pelo território europeu. Desde então, os novos modelos tem sido testados por clientes e pela imprensa local. Agora a montadora sueca anunciou uma nova aplicação, até então inédita, para o Scania G 480 8×2: limpagem de esgotos.

O entre-eixos do modelo facilitou o encarroçamento de uma unidade de silenciadora do mesmo tamanho da que era usada em veículos Euro 5, mantendo as aplicações do caminhão inalteradas. Apesar da compacidade, a unidade silenciadora contém todos os elementos necessários para o complexo processo de pós-tratamento Euro 6.

“Mesmo instalando uma carroçaria complexa sobre os chassis Euro 6, o trabalho era bastante simples”, diz Brian Stage, diretor da implamentadora dinamarquesa J Hvidtved Larsen A/S. “A carroçaria é idêntica à que montado num veículo Euro 5, que é uma grande vantagem do ponto de vista de custo e tempo de espera.”

O Scania G 480 8×2 conta com um motor de 13 litros, 480 cv e 2.500 Nm de torque. O Scania P 310 4×4, que era usado nesta aplicação, tem um motor Euro 5 de 9 litros e é em torno de 700 kg mais leve que o veículo de 13 litros correspondente.

A legislação Euro 6 entrará em vigor 31 de dezembro de 2012 na Europa. Incentivos para encorajar os operadores a investir em tecnologias mais limpas estão sendo adotadas pelas autoridades de alguns países europeus.

Fonte: Brasil Caminhoneiro