Veículos modificados são inseguros e prejudicam as estradas.
A busca incessante pela produtividade tem levado alguns transportadores a colocar as preocupações com segurança de lado e alterar implementos para carregar mais carga. O fato não é novo. Os chamados bitrenzões - com nove eixos, comprimento de 19,80 metros e peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas - estão proibidos desde 2006, segundo a resolução 211 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas seguem sendo produzidos de maneira ilegal. E, pior, circulando nas estradas brasileiras.
A resolução exige que estes veículos sejam tracionados por cavalos mecânicos de 6x4 e tenham entre 25 e
Segundo Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC & Logística, houve um erro na publicação, que deve ser corrigida em breve. "Os sete metros estão pegando a caixa de carga e não o comprimento total do chassi", explica. "O comprimento mínimo deve ser fixado entre 25 e
A presença dos britrenzões nas estradas é resultado da mesma resolução, de 2006, que incluiu um artigo permitindo os donos que já possuíam implementos de nove eixos e até
Procurado pela reportagem, o Contran não esclareceu se irá modificar a resolução 418. O duplo sentido tem feito transportadores adaptarem as carrocerias até mesmo com eixos usados, sem respeitar os critérios dos fabricantes. "Em termos de pavimento - fora as pontes - não vejo maiores problemas, mas por ser tão curto, não há distribuição do peso, o chassi e a suspensão não aguentam. Feitos de maneira ilegal, são muito perigosos", completa Reis. Os bitrens são proibidos de circular em rodovias de pistas simples nos feriados e suas respectivas vésperas. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2011, quase 82 mil quilômetros dos
Fonte: Cartola/Terra