Operação não tem vínculo com a Aumark.
Nesta sexta-feira, 14, o governo baiano recebe os executivos da Foton Motors do Brasil, subsidiária da Foton Motor Group, para assinar protocolo de intenções de instalação de uma fábrica no Estado. A informação foi divulgada pelo governo do estado. A fábrica terá investimento inicial de US$ 300 milhões e será erguida em Camaçari, num terreno de 1 milhão de metros quadrados.
A operação não tem vínculo com a Foton Aumark, liderada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que representa a divisão de caminhões da fabricante chinesa no Brasil. Já a Foton Motors é a empresa licenciada para a área de veículos de passageiros, como micro-ônibus e vans.
A representante tem como diretor Osmar Hidalgo, líder do Grupo Mater, que será responsável por 100% do aporte na planta baiana. A montagem será feita num primeiro momento sem conteúdo local, apenas com peças importadas, em regime CKD. A Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM) admite planos de introdução de conteúdo nacional nos veículos Foton, que chegaria a 65% em 2017, quando a empresa espera produzir 30 mil veículos anuais na planta baiana.
A produção nacional deve começar no fim de 2013, com volume de 30 mil unidades anuais. Há ainda previsão de instalar 130 pontos de venda no País até
Fonte: Automotive Business