A Mercedes-Benz paralisa nesta segunda-feira a produção na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. A produção de caminhões, chassis de ônibus, câmbios, motores e eixos ficará parada por um dia. De acordo com a montadora alemã, a folga coletiva dos cerca de 12 mil trabalhadores ocorre para ajustar a produção à demanda do mercado atual. Na última segunda-feira, a fábrica já havia interrompido a produção pelo mesmo motivo.
A parada vai ocorrer após a montadora conceder férias coletivas de dez dias em abril, além de ter suspendido produção em 14 de maio que foi seguida por férias coletivas entre os dias 21 e 25 do mesmo mês. Em 2011, a fábrica bateu recorde de produção, com montagem de 80 mil veículos comerciais.
Dados da associação de montadoras Anfavea divulgados na última quinta-feira mostraram que a produção de caminhões em agosto somou 12.518 unidades, praticamente estável ante julho e 44,6% menor que em agosto de 2011.
No acumulado até agosto, o segmento registra tombo de 40,2% na comparação anual, para 87.943 mil unidades, em meio à fraqueza da economia e à forte antecipação de compras de 2011 que ocorreu antes da mudança no regime de emissões do País. A alteração obrigou a produção de veículos menos poluentes, mas mais caros a partir deste ano.
Fonte: Terra