No Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2012, realizado de 20 a 27 de setembro, em Hanover na Alemanha, a Daimler AG está apresentando toda sua gama de marcas de veículos comerciais em uma área de exposição com cerca de 16.000 metros quadrados . Mais de 70 caminhões, vans e ônibus surpreendem os visitantes no hall 14/15, com toda uma gama de tecnologias inovadoras capazes de garantir economia de combustível e baixo impacto ambiental.
Mercado global de veículos comerciais em um nível sólido
Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks e pela Daimler Buses, analisou o estado atual dos mercados de veículos comerciais no mundo todo e observou que a “perspectiva global é sólida”.
Enquanto os mercados de vendas na Europa estão sendo impactados pela difícil situação econômica das nações do Sul Europeu, os mercados de caminhão na América do Norte e Japão estão se desenvolvendo de forma extremamente positiva. A previsão é de que ambos os mercados tenham um aumento na demanda que atinja pontos percentuais de duplo dígito em 2012. O mercado de vans na região do NAFTA vem também crescendo rapidamente, sendo previsto um aumento total neste ano de dez por cento.
A perspectiva de médio e longo prazo para os mercados em crescimento das nações do BRIC permanece excelente, de acordo com Renschler. Contudo, a situação atual varia de acordo com cada país. O setor de veículos comerciais na Rússia vem crescendo rapidamente e expandirá a um percentual de duplo dígito em 2012. O Brasil, por outro lado, provavelmente experimentará um declínio temporário de pelo menos 15%, pois a introdução do padrão de emissão Euro V vem impactando negativamente a demanda no momento. O mercado de veículos comerciais da Índia reflete o crescimento econômico mais fraco que vem sendo registrado atualmente nesse país, e está, portanto, desenvolvendo-se a um ritmo mais lento. Além do mais, as vendas também diminuíram na China, pelo fato de muitos clientes optarem por antecipar as compras de caminhão devido a um programa de incentivo governamental em 2010. Todavia, já há um novo programa de subsídio governamental para estabilizar a demanda. Um plano de estímulo econômico para grandes projetos de infraestrutura também está a caminho.
Renschler afirmou que a situação do mercado de ônibus permanece desafiadora. Contudo, ele também frisou que grandes pedidos recentes para a Daimler Buses na Alemanha (150 ônibus urbanos e interurbanos para a empresa ferroviária Deutsche Bahn), na França (26 carros para a operadora ferroviária nacional da França), em Cingapura (450 ônibus urbanos para empresas de transporte público), e no Brasil (90 ônibus articulados para o Rio de Janeiro, 520 ônibus urbanos para Fortaleza e 390 chassis de ônibus para Ribeirão Preto) mostram que mesmo em tempos difíceis, produtos de elevada qualidade sempre se sairão bem.
Aumento de 20 por cento nas vendas da Daimler Trucks
A presença global da Daimler Trucks tem possibilitado a ela contrabalançar os efeitos de mercados mais fracos com o sucesso de mercados com um alto nível de crescimento, e, assim, registrar um aumento significativo nas vendas globais. “Nossas vendas mundiais de caminhão aumentaram 20% durante os oito primeiros meses do ano”, afirmou Renschler. “Graças particularmente ao novo Mercedes-Benz Actros, a demanda permanece estável mesmo no mercado em contração da Europa Ocidental. Cerca de 10.000 caminhões do modelo Novo Actros já estão na estrada, sendo um terço deles equipado com motores que atendem à legislação Euro VI.
Os mercados mais importantes para a Daimler nos primeiros oito meses do ano foram a região do NAFTA e o Japão. No NAFTA, a empresa aumentou as vendas de caminhão em 27% e as vendas de vans em 19%, comparado com o mesmo período do ano anterior. No Japão, foi possível verificar um aumento de 60% nas vendas globais de caminhões. A Daimler Trucks também conseguiu aumentar as vendas na Rússia em mais de 85%, e impulsionar as vendas na Indonésia em mais de 40%, para citar apenas dois mercados particularmente bem-sucedidos.
Renschler afirmou estar satisfeito com o desenvolvimento da participação de mercado relativa a todos os veículos comerciais Daimler durante os primeiros oito meses do ano: “Independente de você estar falando sobre caminhões, ônibus ou vans, conseguimos expandir a nossa posição em muitos mercados desde o início do ano”.
Ele previu um sólido crescimento a longo prazo para o setor de veículos comerciais e, portanto, também para os caminhões, ônibus e vans das marcas do Grupo Daimler. “O produto interno bruto no mundo todo aumentará em 30% entre o presente momento e 2020 – e todos nós sabemos que quando a economia de um país cresce, a demanda por serviços de transporte também aumenta. Consequentemente, a demanda global por caminhões de médio e grande porte irá se expandir torno de 50% ao longo dos próximos dez anos.”
Tecnologias de propulsão altamente eficientes em todas as classes de veículo
“Driving the future” é o lema do 64º Salão Internacional de Veículos Comerciais — IAA — e também um tema abordado por Renschler em seu discurso: “O transporte de frete rodoviário triplicará no mundo todo entre o presente momento e 2050, e o número de pessoas que vivem nas cidades também aumentará. Portanto, não temos nenhuma escolha a não ser desenvolver tecnologias capazes de gerar economia de combustível e sistemas de propulsão alternativos”.
O novo caminhão pesado Mercedes-Benz Antos desenvolvido para distribuição urbana, bem como os novos ônibus Setra ComfortClass 500 e as gerações do Mercedes-Benz Citaro, são exemplos de veículos comerciais com tecnologias de propulsão de última geração e altamente eficientes. A despeito da sofisticada tecnologia para tratamento de gás de escapamento, o consumo de combustível também tem sido reduzido, comparado com os modelos anteriores.
Além disso, o novo Fuso Canter Eco Hybrid emprega tecnologias alternativas de acionamento. O inovador caminhão consome 23% menos combustível do que sua variante a diesel.
Estreia mundial para a Sprinter E-CELL
Em Hanover, a Daimler também demonstra o progresso de suas iniciativas em prol de um trânsito totalmente livre de emissões. Há, em exposição, o novo Vito E-CELL crewbus para sete passageiros — a primeira van dessa categoria com um acionamento puramente elétrico – e o conceito Sprinter E-CELL, que está celebrando sua estreia mundial. O Sprinter abre enormes possibilidades para entregas locais com emissões zero. Afinal, pode também servir como plataforma de carroçarias para fins especiais. A velocidade máxima do veículo é limitada a 80 km/h , de forma a maximizar sua autonomia (cerca de 135 quilômetros ). Isto o torna adequado não apenas para aplicações urbanas, mas também para viagens mais longas. O Sprinter E-CELL atende de forma eficiente e livre de emissões às viagens diárias normalmente efetuadas por empresas de entrega.
Novos especialistas em distribuição: o Antos e o Citan
Além dos conceitos de acionamento alternativo, os engenheiros e técnicos de desenvolvimento de veículos comerciais da Daimler também confiam em veículos extremamente econômicos com motores a diesel. Renschler está convencido de que, “no futuro, motores a combustão eficientes são e permanecerão a alavanca mais importante, quando se trata de assegurar o transporte de distribuição mais limpo possível. Agora estamos oferecendo, para o transporte pesado, o novo Mercedes-Benz Antos, que atende à norma de emissão mais rígida no momento: a Euro VI. A despeito do seu sistema de tratamento de gás de escapamento high-tech, o Antos ainda brilha em termos de consumo de combustível.”
Segundo o executivo, “os clientes da Mercedes-Benz também podem começar a usar o novíssimo Mercedes-Benz Citan para o transporte de cargas mais leves, a partir em setembro, na Europa. Este modelo, que é o menor membro da nossa família de veículos comerciais, também é exemplar em termos economia de combustível.” Com um consumo de apenas 4,3 litros/100 km e duas variantes com saída diesel com tecnologia BlueEFFICIENCY, a nova van urbana da Mercedes-Benz é o veículo mais econômico da sua classe. Mas não é apenas esta grande economia que destaca o Citan do restante; o seu manuseio dinâmico, a qualidade extremamente alta e a segurança exemplar também causam uma ótima impressão.
Variedade de inovações
Em Hanover, a Mercedes-Benz confirma novamente seu pioneirismo histórico e consagra-se como a primeira e única marca a apresentar um portifolio completo de veículos comerciais equipados com motores, que atendem à legislação Euro VI, até a presente data.
Esses motores, incomparáveis em termos de emissões e economia, variam de unidades compactas de quatro cilindros a de seis cilindros.
Para Renschler, a ampla oferta de produtos inovadores da Daimler em Hanover prova o compromisso da Empresa. “Desenvolvemos e fabricamos veículos comerciais para diversos segmentos e para necessidades específicas dos clientes – para os mercados atuais e futuros. No entanto, todos esses veículos foram projetados com um único objetivo: queremos fornecer a cada cliente, em cada mercado, a melhor tecnologia do mundo. Eis a nossa missão”.