quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FOTON AINDA NÃO DECIDIU ONDE INSTALARÁ FÁBRICA DE CAMINHÕES

Alguns jornais do País noticiaram, ontem, que a marca chinesa de caminhões Foton havia decidido onde estabeleceria sua fábrica de caminhões no Brasil. No entanto, a empresa enviou uma nota de esclarecimento por meio de assessoria de imprensa.

Segundo comunicado, a Foton Motors Brasil citada na notícia não tem ligação alguma com a Foton Aumark do Brasil, essa sim, empresa presidida por Luiz Carlos Mendonça de Barros, e que no Brasil representa a montadora chinesa na divisão de caminhões.

A Foton Motors do Brasil, dirigida por Osmar Hidalgo, deve produzir veículos para passageiros e não caminhões. Em relação às operações da Foton Aumark do Brasil, a empresa de fato anunciou previsão para inicio de operações em CKD para até o final de 2013, no entanto, ainda não mencionou valores de investimento, nem local.

Outra informação equivocada, segundo nota, é a de que a comercialização dos veículos da marca já foi iniciada. “Com anúncio de aumento do IPI, a empresa reviu seus planos da empresa e a comercialização dos veículos, caminhões Foton Aumark de 3,5, 6,5 e 8,5 toneladas - tem início neste mês, com a abertura da primeira concessionária da marca”, disse a assessoria.

No mês passado, após rumores de que a fábrica seria instalada em Minas Gerais, Orlando Merluzzi, vice-presidente da empresa, afirmou que está “estudando vários locais no Brasil para instalação da operação em CKD, que pela ordem lógica dos fatos, será também a sede da futura fábrica que a Foton Caminhões deverá instalar no País até 2018. O anúncio do local será feito conjuntamente entre a Foton Aumark Brasil e a Beiqi Foton, provavelmente em Dezembro próximo”.

Fonte: O Carreteiro