quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CAMINHÕES: VENDAS ESFRIAM 19% EM 2012

Demanda diminuiu 20,1% entre janeiro e agosto.

A Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, espera que as vendas de caminhões diminuam 19% este ano na comparação com 2011, para cerca de 139,8 mil unidades. A queda é reflexo da redução do ritmo da economia e da mudança na legislação de emissões do segmento, que tornou os veículos mais caros.

Nos oito meses do ano houve redução de 20,1% na demanda, para 91,6 mil caminhões. Os números começaram a apontar para cima em agosto, quando foram licenciadas 11,3 mil unidades, com elevação de 5,9% sobre o mês anterior, mas com redução de 30,8% na comparação com o volume registrado no mesmo período de 2011.

O crescimento na base mensal foi puxado pela redução do custo do financiamento para o setor, com taxas de 5,5% ao ano para o BNDES/Finame. Desde o início de setembro a linha está ainda mais atrativa, com juros de 2,5% aa. O impacto imediato da mudança, no entanto, pode ser negativo. Com as novas regras, uma série de contratos deverá ser reprocessada, atrasando o faturamento efetivo dos veículos.

A Fenabrave não espera aceleração expressiva da demanda por caminhões este ano. "Houve antecipação das compras em 2011, antes do início do Euro 3. Além disso, a maior parte da safra já foi transportada", avalia Alarico Assumpção, diretor-executivo da entidade. Para ele, a expectativa positiva fica para 2013, que terá as vendas estimuladas pelas obras de infraestrutura e pela necessidade de renovação da frota.

Fonte: Automotive Business