terça-feira, 18 de setembro de 2012

DAIMLER APRESENTARÁ NOVIDADES EM HANNOVER

A Daimler AG vai apresentar novos veículos no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) – a maior feira do setor no mundo – que ocorrerá na cidade de Hanover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro de 2012.


Entre os lançamentos, a marca vai apresentar a nova van urbana Mercedes-Benz Citan, novos ônibus urbanos e rodoviários das marcas Mercedes-Benz e Setra, o Mini-ônibus Vito E-Cell da Mercedes-Benz e o Fuso Canter Eco Híbrido, além do caminhão pesado Mercedes-Benz Antos, que é o modelo indicado para aplicações de distribuição com caminhões pesados.


Daimler Trucks aumenta as vendas mundiais de caminhões em 23%

A Daimler Trucks, com suas marcas Mercedes-Benz na Europa e no Brasil, Fuso no Japão, e Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses nos EUA, obteve um excelente resultado em 2011 (vendas e receitas: +20%, EbIT: +40%, retorno sobre vendas: 6.5%). Andreas Renschler, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses, afirma que os resultados positivos refletem em 2012: “Nos primeiros cinco meses, conseguimos aumentar nossas vendas mundiais em 23% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Em conjunto, esperamos que nossas vendas de caminhões sejam maiores em 2012 do que no ano passado, e nossos ganhos voltem no mínimo a se equiparar aos de 2011. Reiteramos nossa meta de retorno sobre vendas de 8% ao longo de todas as áreas de negócios começando em 2013 e mantemos nossa meta de vendas da Daimler Trucks de 500.000 unidades para 2013 e de 700.000 unidades para 2020.”

Visando confirmar e ampliar sua posição de líder da indústria global de veículos comerciais, a Daimler Trucks lançou a iniciativa "Daimler Trucks Number One" (DT#1) (Caminhões Daimler nº 1). Andreas Renschler explica, “A DT#1 é o próximo estágio em nosso programa de Excelência Global. A DT#1 define aprimoramentos da ordem de 1,6 bilhão de Euros até 2014, o que ajudará a garantir de maneira sustentável nossas metas de lucratividade. O potencial de aprimoramento vem de cada unidade de negócios bem como de pacotes de trabalho que se distribuem por várias áreas de negócios, que se concentram em iniciativas para o aumento das vendas e da receita e uso de sinergias e economias de escala através de plataformas e estratégias modulares”.

Tecnologia de ponta para os clientes: Veículos comerciais com os mais altos níveis de eficiência e respeito ao meio ambiente

A meta comum para todas as marcas e séries de modelos da frota de veículos comerciais da Daimler é garantir os mais altos níveis de eficiência em transporte e respeito ao meio ambiente. A Daimler oferece os caminhões e ônibus mais econômicos e "limpos" — todos atendendo a norma de emissões Euro VI – bem como vans extremamente eficientes e amigáveis ao meio ambiente. A respeito das vantagens apresentadas com a legislação Euro VI, os novos caminhões e ônibus da Daimler consomem menos combustível do que seus antecessores. Renschler diz que o portfólio de produtos a serem lançados na IAA destaca a liderança tecnológica dos veículos comerciais das marcas da Daimler: “Nossos caminhões, ônibus e vans estão entre os veículos mais atraentes do mundo — não só por oferecerem qualidade, confiabilidade e os serviços que nossos clientes esperam, mas também por que nossos produtos são econômicos, seguros e compatíveis com o meio ambiente.”

Motores que atendem à norma de emissões Euro VI

A Mercedes-Benz mais uma vez desempenha um papel de pioneirismo. É a primeira fabricante do mundo a oferecer uma gama completa de motores diesel que atendem à norma de emissões Euro VI, que proporcionam economia de combustível, compatibilidade com o meio ambiente e arrancada potente.

Estréia mundial: O Antos da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está apresentando pela primeira vez uma linha desenvolvida especificamente para distribuição com caminhões pesados. O veículo chega ao mercado com duas versões de cabines e é equipado com motores de seis cilindros em linha. Os motores atendem a legislação Euro VI e proporcionam mais potência, baixo consumo de combustível e reduz as emissões de gases de escape, além de aumentar os intervalos de manutenção em mais de 150.000 quilômetros.  

Novos sistemas de assistência no Actros

O caminhão rodoviário Actros, que foi lançado com sucesso no mercado europeu no ano passado, terá novos sistemas de assistência. Será apresentado no IAA, o novo "Active Brake Assist" (Sistema de Assistência Ativa de Frenagem), que está em sua terceira geração.

O "ABA 3", como esse sistema é conhecido, agora também dá início a uma manobra de frenagem de maneira autônoma para evitar a colisão com obstáculos parados.

O Actros está equipado com outro sistema novo, conhecido como "Predictive Powertrain Control - PPC" (Controle Preventivo do Trem de Força), que liga as informações do GPS sobre a rota à frente com o sistema de mudança de marchas do caminhão. Assim, o veículo é conduzido na marcha que resulta na maior economia de combustível possível.

Fuso: Novo Canter Eco Híbrido consome 23% menos combustível

A subsidiária japonesa da Daimler, a Fuso, apresentará o primeiro caminhão híbrido de sua categoria, o novo Canter Eco Híbrido na IAA de Hanover. O veículo entrará em produção para o mercado europeu na planta da Fuso em Tramagal, Portugal, neste semestre. Graças a sua tecnologia de propulsão alternativa, o modelo de 7.5 toneladas consome 23% menos combustível do que o modelo Canter movido a diesel. O veículo garante economia de combustível e representa um grande passo em direção do desenvolvimento dos sistemas de propulsão alternativos.

Ainda mais potência com a van Mercedes-Benz Citan City

As vans Mercedes-Benz bateram um recorde em receita e retorno de vendas no ano passado. O EbIT subiu para 835 milhões de Euros em  2011 (+85% comparado a  2010), enquanto o retorno de vendas aumentou para 9,1% (2010: 5,8%). Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans, planeja utilizar todo o potencial de crescimento existente nos mercados tradicionais nos próximos anos e acelerar as atividades nos mercados com forte crescimento, como os da China e da Rússia. "2012 será também um bom ano para o segmento. Na segunda metade do ano, teremos um ótimo período com o lançamento de nossa Van Citan City,” explica Mornhinweg. “Nosso plano é atingir o marco de 400.000 vendas em 2015, o que corresponderia a um crescimento de mais de 50% comparado a 2011.”

Sprinter: Ainda mais dinâmica e econômica

A Sprinter da Mercedes-Benz também estará na IAA. O veículo chega ao mercado equipada com transmissão automática 7G-Tronic de sete marchas que é única no segmento de vans e oferece mais conforto, economia de combustível e dinâmica de direção aos clientes.

Os motores da linha Sprinter são equipados com a tecnologia BlueEFFICIENCY, resultando em economia de combustível e condução mais limpa. A combinação da tecnologia com o novo câmbio, melhora o consumo, em cerca de sete litros a cada 100 km. A Sprinter também expande sua liderança em termos de segurança com características adicionais do sistema de segurança ESP.

Micro-ônibus Vito E-CELL: Propulsão elétrica para o transporte de passageiros

O micro-ônibus Vito E-CELL é indicado para o transporte de passageiros e é o primeiro veículo de sete lugares que possui propulsão elétrica, marcando o próximo estágio na evolução do bem sucedido Vito E-CELL. Esse modelo é comercializado em 16 países europeus e não emite gases de escapamento.

Daimler Buses: resultado de vendas

As vendas globais de ônibus da Daimler Buses subiram 2% quando comparado com 2010, com um resultado de 311.000 unidades comercializadas. Esse aumento ocorreu devido a forte demanda por chassis.

A Daimler Buses está entregando 200 ônibus urbanos para Istambul e um pedido de 90 ônibus foi recebido do Rio de Janeiro. Hartmut Schick, CEO da Daimler Buses, diz: “Nossa participação no mercado global é de 12%, o que nos torna a fabricante nº 1 de ônibus com PBT de acima de 8 toneladas. A respeito do difícil ambiente do mercado, estamos determinados a manter nossa posição de liderança. Por esse motivo, lançamos nossa iniciativa de crescimento e eficiência GLOBE 2013. Nossa meta é obter um retorno de vendas de 6% em todos as áreas de negócios já começando em 2013.”

Estréia mundial: Novo Setra ComfortClass 500

O motor OM 470 Euro VI com um sofisticado sistema de pós-tratamento de gás de escapamento está sendo usado no modelo pela primeira vez, proporcionando ao ComfortClass 500 baixo consumo de combustível. Isso se deve principalmente ao desenvolvimento de uma carroçaria leve e de aprimoramentos na aerodinâmica do novo ônibus de luxo Setra.

Citaro: Primeiro ônibus de serviço regular que atende a legislação Euro VI

O novo ônibus urbano Mercedes-Benz Citaro foi desenvolvido levando em conta a economia de combustível e baixas taxas de emissões. O campeão de vendas mundial é equipado com novo motor Euro VI (OM 936 ou OM 470).

Diversos aprimoramentos realizados no motor proporcionaram em economia de combustível e baixa emissão de gases. Os testes mostraram que o consumo médio do veículo passou para 5% menor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz