Esse é o mais recente capítulo de uma história de sucesso do Canter Eco Híbrido: a produção do novo modelo em Tramagal, Portugal e seu lançamento no mercado Europeu estão previstos para começar no terceiro trimestre de 2012. Isso fará do Canter Eco Híbrido, que já está à venda no Japão, o primeiro caminhão de sua categoria produzido em série na Europa. Diversos aprimoramentos realizados no sistema de propulsão elétrica e na transmissão de duas embreagens Duonic – que é única nessa categoria – resultaram em um veículo ainda mais econômico e ambientalmente amigável.
Produção em série em Portugal usando o processo existente
Com a produção de até 300 unidades por ano, a primeira geração do Canter Eco Híbrido já era um modelo de produção em série. Agora a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) elevou ainda mais suas expectativas para o novo modelo com o início de produção na Europa e com a ampliação do portfólio de produtos para incluir uma versão com direção à esquerda. O processo de produção em série em Portugal será o mesmo já usado para o Canter.
As vendas nos principais mercados da Europa ocidental começarão a partir do terceiro trimestre de 2012, e para outros países vão acontecer sucessivamente. Os serviços serão prestados pelos usuais parceiros atuais da Mercedes-Benz e Fuso.
Motorização híbrida proporciona economia de combustível
O novo Canter Eco Híbrido proporciona até 23% menos consumo de combustível do que um Canter convencional. Além do benefício econômico, a tecnologia de propulsão híbrida reduz a emissão de poluentes e garante menores níveis de ruído.
A economia do modelo está baseada em sua tecnologia aprimorada, de alta eficiência de propulsão híbrida. O veículo conta com um motor elétrico adicional entre a embreagem e a caixa de câmbio. O sistema foi desenvolvido pela Daimler Trucks em seu Centro Global de Híbridos ("Global Hybrid Center") do Japão.
O Canter convencional com propulsão a diesel contribui com seu excelente motor diesel 4P10 de 3 litros e quatro cilindros, turbo-alimentado, com potência de 150 cv e um torque máximo de 370 Nm a 1320-2840 rpm. Esse motor tem um sistema de reciclagem de gás de escapamento e filtro de partículas.
O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm. Como é comum com os motores elétricos, ele já está pronto a produzir força máxima desde a partida.
Baterias de alto desempenho com garantia de vida útil prolongada
O motor recebeu baterias de lítio-íon, que estão em nove módulos. Elas são refrigeradas a ar e são acomodadas em um compartimento resistente localizado do lado esquerdo, entre os eixos. As baterias têm uma capacidade de 7,5 ampéres e pesam 63,5 kg .
Além de serem leves e potentes, as baterias de lítio-íon também são duráveis. A Fuso oferece uma garantia de cinco anos a todos os principais componentes das baterias e ela pode, opcionalmente, também ser prolongada para até 10 anos. Cada vez que o veículo freia, as baterias são carregadas por meio de recuperação, processo que converte a energia de frenagem em corrente elétrica.
O compartimento da bateria pode suportar impactos laterais de até 50 km/h
Como sempre, a Daimler fez da segurança sua principal prioridade no desenvolvimento do novo Canter Eco Híbrido. No caso de um acidente, o sistema de alta-voltagem se desliga imediatamente graças a um sensor de colisão. O motorista também pode desligar o sistema manualmente através do interruptor de desligamento emergencial.
O sistema de propulsão também passou por diversos testes, incluindo de vibrações, impacto, fogo e até mesmo de contato com água marinha. O compartimento da bateria também foi submetido aos testes mais radicais suportando impactos frontais a 40 km/h e laterais do lado da bateria, a 50 km/h .
Transmissão totalmente automatizada de embreagem dupla Duonic
A transmissão elétrica do Canter Eco Híbrido é um dos equipamentos que mais se destaca. A transmissão Duonic de embreagem dupla é a primeira do mundo a ser utilizada com essa tecnologia em um caminhão. O câmbio está baseado em uma transmissão manual mecânica de seis marchas com duas embreagens hidráulicas e um sistema de controle eletrônico.
A grande vantagem do sistema de embreagem dupla é que quando se está conduzindo, a próxima marcha já é pré-engatada e pode, portanto, ser selecionada rapidamente e com total suavidade, sem perdas em fluxo de força. A transmissão Duonic de embreagem dupla combina a conveniência de uma transmissão automática com a eficiência de uma mecânica manual.
O motor elétrico usado para saída reduz o consumo de combustível e os níveis de ruído
A estratégia básica por trás do novo Canter Eco Híbrido consiste no uso de energia elétrica para saída com o veículo, o que reduz o ruído. Quando alcança uma velocidade de 10 km/h , o motor diesel liga. Ele também funciona em neutro para proporcionar força auxiliar para as tomadas de força.
Dependendo da demanda de força, o motor elétrico também auxilia o motor diesel em velocidades mais altas. Um regulador de partida desliga o motor diesel quando o veículo está parado, também ajudando a diminuir o consumo de combustível e de emissões.
Dentro da cabine do Canter Eco Híbrido, um painel multifuncional fornece ao motorista, informações sobre abastecimento, modo de condução e nível de carga da bateria.
Cânter Híbrido: ainda mais carga útil
O Canter Eco Híbrido além de econômico e ambientalmente amigável, consegue transportar alto volume de carga. O Canter já era renomado por sua capacidade de carga útil, agora o Canter híbrido surpreende, pois com a propulsão híbrida acrescenta somente cerca de 150 kg ao peso do veículo.
Na Europa o Canter Eco Híbrido é fornecido com um peso bruto de 7,5 toneladas e uma carga útil de até 4.845 kg , característica única da categoria.
Sistemas do novo Canter Eco Híbrido foram desenvolvidos em caminhões leves
Muitos equipamentos da nova geração de caminhões leves foram aproveitados para o Canter Eco Híbrido, desde a transmissão Duonic de embreagem dupla à nova geração de motores diesel que apresentam tratamento de escapamento por meio de um filtro de partículas. Isso se aplica também à cabine, que foi renovada com materiais de alta qualidade, um novo sistema de compartimentos para guardar objetos, um sistema de aquecimento e ventilação mais eficiente e ainda prevenção da corrosão da pintura da cabine. O Canter Eco Híbrido possui ar condicionado e airbags como itens opcionais.
Novo caminhão desenvolvido no Centro Global de Híbridos da Daimler no Japão
A Fuso tem uma longa história de desenvolvimento de sistemas de propulsão híbrida. Em 1994 a empresa fabricou seu primeiro ônibus híbrido. Dez anos depois veio a segunda geração de ônibus urbanos. O Canter Eco Híbrido tem sido produzido em série desde 2006, com cerca de 1.200 veículos da primeira geração fabricados em cinco anos. Dez caminhões Canter Eco Híbrido foram submetidos a testes de frota em Londres de 2008 a 2011. Nestes três anos percorreram um total de cerca de meio milhão de quilômetros. As conclusões desses testes contribuíram para o desenvolvimento do novo modelo que está sendo apresentado agora.
No Centro de Desenvolvimento Global de Híbridos da Daimler Trucks do Japão é controlado e coordenado o trabalho com os híbridos para todas as marcas de caminhões do Grupo Daimler.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz