Problema pode não ter sido resolvido porque a resolução 418 especificou o tamanho de carroceria e não o do chassi.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 418 proibindo a inclusão de eixo auxiliar em semirreboques com comprimento igual ou inferior a sete metros. O objetivo do órgão é impedir a transformação do bitrem convencional (7 eixos) em bitrenzão (9 eixos). No entanto, especialistas ouvidos pela Carga Pesada acreditam que o texto da resolução dá margem para que essas mudanças continuem acontecendo.
É que o Contran considerou somente o tamanho da caixa (carroceria) e não o chassi do implemento. “Acho que houve um erro. Não se mede um semirreboque só pela carroceria. Os chassis dos semirreboques dianteiros dos bitrens têm entre 9 e 10 metros . E os traseiros, pouco mais de 7 metros ”, disse o funcionário de uma implementadora que não tinha permissão para falar em nome da empresa. Desta forma, a inclusão do terceiro eixo em cada semirreboque de bitrem continuaria legal.
O presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos (Anfir), Kimio Mori, disse à Carga Pesada que concorda com esta análise. E que a Anfir está estudando a resolução. A reportagem não conseguiu falar com representantes do Contran.
Os bitrenzões, que têm 19,8 metros de comprimento, são considerados perigosos e danosos ao asfalto. Eles já são proibidos de rodar em São Paulo há muito tempo. Depois que a Carga Pesada publicou uma reportagem especial a respeito do tema, esses veículos também foram proibidos no Paraná.
Fonte: Carga Pesada