quarta-feira, 18 de julho de 2012

VOLVO CRIA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OFICINAS E CAMINHÕES

A Volvo Caminhões desenvolveu um inédito sistema que permite a comunicação remota entre oficinas e veículos da marca. O programa promete reduzir custos de manutenção e deverá ser lançado em 2013 na Europa.

Segundo Christian Gustavsson, chefe de serviço da Volvo caminhões, o novo programa é possível graças à última versão do sistema de telemetria chamado TGW. Ele é capaz de fazer com que a oficina monitore o desgaste do veículo por meio da leitura de códigos. "Com estes novos meios de comunicação a bordo dos caminhões, o programa recebe informação contínua sobre a deterioração de uma série de componentes", explica.

O novo sistema também permite que os mecânicos chequem a quilometragem do modelo e a velocidade com que seus componentes estão se degradando. Depois disso, a oficina pode planejar o serviço de acordo com as necessidades reais daquele veículo.

"A nova tecnologia vai aumentar a vida útil do caminhão, minimizar o risco de paradas não planejadas na beira da estrada, aumentar a segurança e reduzir custos para clientes, inclusive empresas de transportes”, relata Christian. Ainda segundo ele, o programa abrange inicialmente um número limitado de componentes, mas em poucos anos a empresa ampliará a gama de itens.

Fonte: Automotive Business