segunda-feira, 30 de julho de 2012

CHEGOU A HORA DE PROVAR QUEM É O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

Serão 24 finais regionais independentes em 12 cidades pelos quatro cantos do país. Em cada dia de competição das regionais, 40 motoristas selecionados na primeira fase participam de quatro provas diferentes. O caminhoneiro que atingir a maior pontuação leva a melhor e garante um lugar na grande final nacional, que acontece em 25 e 27 de outubro em São Paulo (SP). Conheça as provas da regional:

1. Prova Teórica: avaliação de conceitos sobre direção econômica e segura, além de cuidados com o caminhão, composta por 12 questões de múltipla escolha. Vale 1.000 pontos.

2. Checklist e segurança de carga: antes de partir para a estrada, é de responsabilidade do motorista checar alguns itens no caminhão para uma viagem segura. Aqui, quantos mais itens o participante acertar, mais pontos leva. A pontuação máxima é de 2.000 pontos.

3. Manobras: o objetivo desta prova é dirigir o veículo de forma segura e precisa, sem erros, no tempo designado, com o foco na manobra. É uma situação real dos motoristas que precisam estacionar em lugares apertados para descarregar nos portos, por exemplo. Dividida em quatro etapas (garagem de ré, passagem estreita, precisão e alvo), vale 4.000 pontos.

4. Percurso: nesta prova, o motorista será avaliado em um percurso de 15 km desde a hora em que entra no caminhão. Bom senso de tráfego, resultado de um estilo de direção defensiva, bem planejada e que evita a ocorrência de situações perigosas em diversas situações do trânsito. A direção econômica é outra parte importante da habilidade do motorista. Essa etapa da competição é supervisionada pelo sistema Scania Driver Support, que atuará como juiz e orientador pessoal para o motorista. Possui a maior pontuação possível, de 9.000 pontos.

E aí, você está pronto? Acesse www.melhormotorista.com.br e veja algumas dicas.

Fonte: Blog Scania