quinta-feira, 5 de julho de 2012

USO DE CHIPS EM VEÍCULOS É ADIADO PARA 2013

O governo adiou o uso de chips de identificação em toda a frota de veículos do País para 1º de janeiro do ano que vem. A medida intitulada Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) estava prevista para entrar em vigor no dia 30 de junho, porém o Ministério das Cidades decidiu prorrogar a norma com o objetivo de garantir a infraestrutura necessária para suprir a demanda de instalação do chip nos 70 milhões de veículos brasileiros.

O Siniav é uma ambição antiga do governo, alimentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela foi lançada em 2006, com a pretensão de identificar todos os veículos do País até 2009, mas acabou deixada de lado após questionamentos técnicos e críticas do Congresso.

Para aplacar as polêmicas, o governo decidiu reformular completamente o projeto. A colagem do chip - que fica preso a uma etiqueta - será feita no para-brisa dos veículos. A instalação ficará sob responsabilidade do Detran de cada Estado.

Uma vez instalado o chip, o veículo terá seus dados captados por antenas, por meio de um sinal de radiofrequência, mesma tecnologia usada no serviço Sem-Parar, comum nas estradas de São Paulo.

Fonte: Valor Econômico