segunda-feira, 16 de julho de 2012

FOTON QUER MONTAR KITS CKD NO BRASIL A PARTIR DE 2013

O início oficial da produção da fabricante chinesa de caminhões Foton no Brasil terá como objeto unidades em CKD. A empresa programou iniciar esta operação até o fim de 2013, portanto antes do cronograma previsto originalmente, 2015.

A futura unidade ainda não tem local definido, mas dará origem à produção nacional completa, agora agendada para 2017. Em 2011, depois do anúncio das regras do novo regime automotivo, a fabricante considerou rever seus planos de produção no País.

Nesta etapa inicial de produção o capital necessário para a construção da unidade Foton no Brasil será totalmente nacional, via Foton Aumark do Brasil, empresa representante e atual importadora da fabricante chinesa. O montante necessário ainda não foi totalmente definido. A Foton Aumark é encabeçada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Seu filho, Ricardo Mendonça de Barros, é o diretor comercial da empresa.

Segundo fontes ligadas à operação a montagem CKD dará à empresa brasileira, que antes cumpriria apenas papel de importadora e distribuidora, também parcela importante na produção local Foton. Em 2011, durante anúncio do início de operação da empresa no País, o plano de construção da fábrica previra aporte de R$ 500 milhões, de responsabilidade exclusiva da matriz chinesa.

O plano prevê ainda que a montagem CKD concentre-se em modelos já importados. Na Fenatran de 2011 a Foton anunciou a venda de três modelos: um semileve de 3,5 toneladas, o 1031, e dois leves, o 1051, de 6,5 toneladas, e o 1089, de 8,5 toneladas.

Fonte: Autodata