sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONCURSO MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL TEM MAIS DE 25 MIL INSCRITOS

A Scania acaba de ultrapassar 25 mil inscrições para a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB) que tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Comparado ao mesmo período de inscrições das três edições anteriores, a Scania aumentou em 20% o número de participantes. Um dos pilares dessa conquista é o apoio de conceituadas empresas de logística como Coopercarga, JSL e TNT, que estão desenvolvendo ações para incentivar seus motoristas a efetuar o cadastro.

As inscrições para o MMCB foram iniciadas no dia 8 de maio e serão aceitas até 26 de julho em diversos pontos do território nacional. A lista completa de locais está no site www.melhormotorista.com.br. A última edição, realizada em 2010, chegou a 28 mil cadastrados, mas com o volume maior de interessados deste ano a expectativa da Scania é atingir a marca de 30 mil participantes.

“Pela primeira vez, atuamos em parceria com grandes transportadoras para incentivar seus motoristas a ingressar na competição, o que é um avanço para o setor de transporte”, explica Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Um motorista valorizado e qualificado pode gerar uma economia de combustível de até 10% – um dado valoroso num mercado que trabalha com margens bem apertadas de rentabilidade.”

As operadoras logísticas Coopercarga, JSL e TNT desenvolveram diversas ações para incentivar seus colaboradores. As áreas de comunicação interna e de RH fizeram contatos diretos com os motoristas, envolveram suas filiais de todo o País e utilizaram ferramentas digitais e impressas para explicar a importância da participação numa competição que valoriza o treinamento e a conscientização para a direção defensiva.

“Outro dado alarmante que preocupa as empresas é a carência de profissionais no mercado. Estimativas de entidades apontam para cerca de 120 mil vagas abertas”, ressalta Leoncini. “Nesse sentido, o MMCB também tem papel social importante ao valorizar o condutor e incentivar mais pessoas a ingressarem na profissão.”

Como participar do MMCB

E você, já garantiu a sua inscrição no Melhor Motorista de Caminhão do Brasil? O único requisito é possuir carteira de habilitação E. Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas com temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. Na primeira fase, serão classificados os 80 melhores motoristas, por região, num total de 960 escolhidos que disputarão na segunda etapa as chamadas “finais regionais”. A segunda fase será disputada de 28 de julho a 21 de outubro.

Fonte: Blog Scania