terça-feira, 17 de julho de 2012

UM CAMINHÃO DE CARGA É ROUBADO POR DIA EM CURITIBA/PR

Levantamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Setcepar) aponta que nos últimos dois meses foram registrados 58 roubos de caminhões de carga na capital e região metropolitana de Curitiba, o que representa quase um caso por dia.

De acordo com o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú, antes de 2011 o índice era de três roubos de cargas por mês nas estradas da Grande Curitiba. A tendência se acentuou em 2012, quando em maio, 18 veículos de transporte de carga foram roubados na região e em junho, ocorreram 40 assaltos. “Os números estouraram. A categoria precisa de uma resposta rápida por parte do poder público”, diz.

Cassiano Aufiero, chefe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (Dedc) de Curitiba, diz que nos últimos 14 dias nenhum veículo de carga é roubado na Grande Curitiba. A trégua ocorreu após a prisão de um integrante de uma quadrilha que atuava na região metropolitana. O delegado afirma que, a partir desta detenção, a polícia identificou todo o grupo.

Aufiero ainda acusa que 50% dos casos são “golpe do seguro”. Segundo ele, as próprias transportadoras simulariam os assaltos e registrariam as ocorrências com o objetivo de receber dinheiro das seguradoras. “Com isso, elas ganham em dobro: ficam com a mercadoria e com o valor do seguro”, afirma.

Fonte: Gazeta do Povo/PR