segunda-feira, 2 de julho de 2012

CARGA PIRATA ZERO PASSA A FISCALIZAR ESTRADAS DO RIO

A partir desta segunda-feira entra em vigor nas estradas do estado do Rio a campanha Carga Pirata Zero. A ação é uma parceria entre ANTT e Governo do Estado do Rio, para zerar índice de entrada de carga ilegal nos municípios do Rio, e retirar de circulação veículos com documentação irregular. Cerca de 50 mil folhetos começam a ser distribuídos hoje, informando que a partir do dia 27 de julho será intensificada a fiscalização para caminhões e ônibus que transitarem com carga não declarada e fora dos padrões adequados de tráfego e trânsito.

Os detalhes finais para o início da campanha foram discutidos durante reunião realizada na sexta-feira com o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, onde também foram apresentadas propostas como a criação de um decreto estadual que deverá tornar obrigatório o monitoramento eletrônico de veículos pesados, gerando informações em tempo real ao Centro de Comando e Controle do Estado. Segundo a Fetranscarga, a medida, pioneira no país, contribuirá para a profissionalização do setor.

Segundo representantes da Fetranscargas, muitas transportadoras de outros estados circulam com caminhões sem autorização (piratas), gerando prejuízos aos profissionais legalizados. A parceria entre Estado e a superintendência de fiscalização da ANTT é vista como alívio pelo sindicato. Cerca de oito mil caminhões de carga e 600 ônibus entram diariamente no estado do Rio de Janeiro, e estarão sujeitos 'a multas que variam de R$ 800 a R$ 6 mil. As ações acontecem nos mesmos pontos onde operam os agentes da Barreira Fiscal: Angra dos Reis, Itatiaia, Levi Gasparian, Itaperuna e Campos dos Goytacazes.

- A intenção da campanha não é multar. Nosso foco é tirar das estradas aqueles veículos que proporcionam riscos de acidentes, e desequilibram o mercado de cargas - explica o secretário Julio Lopes.

Outra medida a ser implementada nas próximas semanas será a obrigatoriedade de todo veículo de carga ter no teto o número da placa, em tamanho duas vezes maior, no mínimo, que o da placa normal do cavalo mecânico. O projeto visa ampliação da fiscalização via câmeras de segurança e localização em caso de operação com aeronaves.

Fonte: Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro