sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SCANIA SE PREPARA PARA RETOMADA DO MERCADO DE CAMINHÕES

Depois de conceder férias coletivas e parar a produção por 16 dias, entre abril e julho, devido à retração no mercado, a Scania vê sinais de retomada na venda de caminhões. "O mercado já sente alguns sinais de recuperação. As vendas do setor devem reagir positivamente mediante os esforços em cortar impostos e oferecer empréstimos subsidiados pelo governo federal", diz Roberto Leoncini, diretor da Scania do Brasil.

Um acordo feito com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC permitirá que os funcionários trabalhem dez sábados para compensar os dias parados - dois deles serão como hora extra e os demais, descontados do banco de horas. A fábrica emprega hoje 3.074 pessoas. Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato, afirma que a Scania negociou prazo menor de férias coletivas para este ano (16 dias em lugar de 26), acreditando já na melhora do mercado.

"Nossas atenções estão voltadas agora para as regras operacionais que serão estabelecidas pelo BNDES e a aceitação delas pelos bancos repassadores, que são peças fundamentais para o cliente conseguir crédito e para a efetividade dessas medidas", destaca o executivo da Scania.

Além das novas medidas anunciadas pelo governo, o executivo ressalta que ações em outros segmentos já influíram positivamente no crescimento da economia, o que indiretamente também beneficia o setor de caminhões. "Essa lógica é simples: se há mercadoria a ser transportada, há demanda por caminhões. Portanto, estamos bastante otimistas."

Fonte: Folha de S.Paulo