quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IPEM IRÁ VISTORIAR CAMINHÕES COM CARGAS PERIGOSAS NO RJ

O Ipem-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro) e a Secretaria Estadual de Transportes, iniciaram nesta segunda-feira (15/10) a “Operação Barreira Fiscal”, cujo objetivo é vistoriar o transporte de cargas pesadas que entram no Estado vindas de outras regiões do País.

Os fiscais verificam se os caminhões que transportam cargas perigosas, como produtos químicos e inflamáveis, estão dentro das normas estabelecidas por lei, com objetivo de evitar crimes ambientais e acidentes com produtos químicos.

Entre os itens vistoriados este principalmente o cronotacógrafo - responsável por indicar e registrar a velocidade, a distância percorrida pelo veículo, os dados do condutor, tempo de trabalho, de parada e de direção - já que o produto levado precisa ser transportado de forma segura.

A presidente do Ipem-RJ, Soraya Santos, disse que os fiscais atuarão semanalmente em todo o Estado para inibir a entrada de caminhões com irregularidades que possam transportar produtos perigosos.

"Essa operação é muito especial e importante para o Rio de Janeiro, uma vez que a barreira fiscal atua nas divisas do Estado. No caso de cargas perigosas, imagine um caminhão entrando no estado com rachaduras, transportando combustível ácido, o que pode acontecer com o meio ambiente e até com as pessoas? Então estaremos com uma equipe para inibir a entrada desses caminhões", disse.

Soraya explicou ainda que, além dos cronotacógrafos, os agentes verificarão se os veículos transportam carga acima do peso permitido. De acordo com ela, durante a operação um caminhão autorizado a conduzir uma carga de 6 metros cúbicos, transportava o equivalente a 10 metros cúbicos. "Nós do Ipem vamos autuar este condutor e ele receberá uma multa que varia de R$ 100 a R$ 30 mil", disse.

Participam da ação equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Secretaria Estadual de Transportes, da Barreira Fiscal, além dos fiscais do Ipem, totalizando cerca de 30 agentes.

Fonte: Agência Brasil