quarta-feira, 10 de outubro de 2012

NOTIFICAÇÃO A MOTORISTAS QUE FOGEM DE PEDÁGIO CRESCE 385% NO PARANÁ

O número de notificações enviadas pelas concessionárias aos motoristas “furões”, condutores que se aproveitam da passagem liberada para os veículos da frente e passam sem pagar a taxa cobrada na parada, cresceu 385% neste ano no Paraná. De acordo com dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias do Estado (ABCR-PR), enquanto em 2011 foram 127 avisos enviados, entre janeiro e setembro deste ano, 617 notificações do tipo foram encaminhadas.

Tal prática passou a ser usada com mais frequência pelas concessionárias para tentar coibir a prática, principalmente nos casos em que há reincidência. As notificações não resultam em multas de trânsito, o que só é possível quando a ação é flagrada por policiais rodoviários, mas os motoristas podem ser acionados judicialmente.

A advertência é enviada anexa a um boleto com as taxas de pedágio não pagas. Quando a quitação não é feita, a concessionária promove a cobrança judicialmente. A assessora jurídica da concessionária Viapar, Vanessa Morzelle, cita como exemplo um caso em que um juiz deu parecer favorável à empresa e obrigou o infrator a quitar o boleto, além de estipular uma multa de R$ 500 caso o condenado voltasse a furar o pedágio.

O presidente da ABCR-PR, João Chiminazzo Neto, diz que as evasões não causam grandes prejuízos às concessionárias. A preocupação é outra. “O problema é que essas pessoas colocam em risco a própria vida e a de terceiros nessas passagens. São atitudes que podem acabar com famílias por causa de R$ 5.”

Ele conta que em abril deste ano uma pessoa morreu após uma fuga de pedágio. O caso aconteceu na praça de Jataizinho, na BR-369, depois que um veículo que furou a praça em alta velocidade bateu na lateral de um outro carro que fazia um retorno. Uma adolescente que estava no banco de trás do veículo atingido acabou arremessada para fora.

Fonte: Gazeta do Povo/PR