segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MOVEMBER - MOVIMENTO MUNDIAL PARA COMBATER DOENÇAS MASCULINAS INCENTIVA A ADESÃO AO USO DE BIGODE, NO MÊS DE NOVEMBRO

Começou com uma brincadeira de amigos. O ano era 2003 e a cidade, Melbourne, na Austrália. Um grupo de homens decidiu que deixaria o bigode crescer no mês de novembro. A diversão pegou na cidade e surgiram bigodudos por todo o lado naquele mês. No ano seguinte, aliaram à brincadeira uma razão de ser. Assim como o Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama, os rapazes tornaram o Movember um movimento em prol da conscientização sobre doenças masculinas, com foco no câncer de próstata e de testículos.

A ideia era simples: no mês de novembro, os homens deixariam o bigode crescer e fariam doações em dinheiro para campanhas de educação à saúde masculina. O movimento conseguiu US$ 55 mil, que foram doados para a Fundação Australiana de Câncer da Próstata. A partir dali, não parou mais.

O "mo" no prefixo da nomenclatura do movimento faz referência à forma reduzida de se referir a moustache, bigode em inglês. O movimento pegou no mundo inteiro com ações em países como República Checa, Reino Unido, Irlanda, EUA, Hong Kong, Canadá, Alemanha, Finlândia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Espanha, Bélgica, Nova Zelândia, Singapura, França, Suécia, Suíça, Áustria e África do Sul.

Novembro se transformou o mês do bigode, sendo o dia 18, o dia do bigode. No Brasil, o Movember ainda é fraco e só uma fanpage no Facebook faz referência ao movimento. A Ferring Pharmaceuticals, empresa da indústria farmacêutica, encabeçou a campanha no Brasil este ano, e participa da atualização de uma página no Facebook sobre o tema. Ali concentrará informações voltadas à saúde masculina, com assuntos muitas vezes ignorados pelo público. A intenção da ação é ajudar a "mudar a face da saúde dos homens", chamando a atenção para a prevenção do câncer de próstata e a depressão.

http://us.movember.com/ - Além de ser o site para doação e onde os participantes deixam seu registro com um perfil, traz um mapa de onde o Movember é mais atuante, com informações de cada país e festas do movimento pelo mundo.

Acesse a fanpage do movimento no Brasil: http://www.facebook.com/pages/Movember-Brazil/113719615375543

Fonte: Zero Hora