quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SÓ 25% DAS REFORMADORAS DE PNEUS CUMPREM REGISTRO


Registro no Inmetro é obrigatório desde 20 de novembro.

A NSA Pneutec divulgou comunicado lembrando que desde 20 de novembro todas as reformadoras de pneus do País são obrigadas a possuir o registro no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) atendendo a Portaria 444, que estabelece a Regulamentação de Avaliação da Conformidade para pneus de carga (caminhões e ônibus) e passeio (automóvel). 

Segundo ainda a nota divulgada, embora a autodeclaração de fornecedor seja uma obrigatoriedade para exercer a atividade prevista em lei, das 1,3 mil reformadoras de pneus do Brasil apenas três centenas estão registradas, ou seja, 25% das empresas, segundo informações da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus). 

“Esse registro, que já existe há 10 anos fora do Brasil, é uma conquista para o setor de reforma de pneus e será uma oportunidade para regulamentar o segmento”, afirmou o gerente industrial corporativo da NSA Pneutec, Jamerson Henrique. Para ele, conquistar o registro, porém, não é tarefa fácil, mas essencial para segurança e qualidade da atividade. “Adequamos nosso sistema, mudamos a cultura, treinamos colaboradores, monitoramos normas e procedimentos para conquistar o registro”, observou. 

Sem o registro as reformadoras de pneus não poderão exercer suas atividades e estarão sujeitas a advertências e multas previstas na Lei, de R$ 400 a R$ 1,5 milhão.

Fonte: Automotive Business