quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CARGA PESADA E TRANSTECH LANÇAM O LIVRO AMARRAÇÃO DE CARGAS


O autor, o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, apresenta uma coletânea dos melhores manuais do mundo adaptados à realidade brasileira.

A Revista Carga Pesada e a Transtech Ivesur Brasil acabam de lançar o livro Amarração de Cargas, de autoria do engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, de Curitiba. O autor vem se dedicando a esse tema há pelo menos cinco anos. Mensalmente, ele coordena o curso sobre o assunto na Escola de Transportes, em São Paulo.

“O transporte rodoviário de carga vem passando por um processo de evolução nos últimos tempos, com novas legislações e novas tecnologias, mas a amarração de carga ainda é tratada com informalidade e delegada somente ao caminhoneiro”, afirma Melo. O autor ressalta que, no dia a dia do transporte, o tema carece de fundamentos técnicos.

“É um assunto cercado de mitos e manias como, por exemplo, o de que carga pesada não se amarra. Esse entendimento equivocado vem acarretando e agravando muitos acidentes”, conta. Para o engenheiro, se o transportador não conhecer as forças envolvidas na sua atividade não é possível garantir que a carga não tombe ou escorregue.

“Com o livro, nosso objetivo é fornecer informações técnicas básicas para os transportadores e embarcadores desenvolveram sistemas de fixação eficazes para seus veículos e suas cargas”, destaca. A obra, de acordo com ele, é uma coletânea dos melhores manuais do mundo adaptados à realidade brasileira.

Alguns dos principais capítulos são: “10 regras essenciais para o acondicionamento adequado da carga”, “Sistemas de Retenção da carga”, “Cálculo do Número de Dispositivos de Amarração”, “Inspeção durante o percurso”, “Cargas Normalizadas”, e “Requisitos específicos para cargas indivisíveis” e ainda “Orientações para distribuição da carga com foco na redução das multas por excesso de peso”.

Dilene Antonucci, diretora da Revista Carga Pesada, que é veiculada ha 27 anos, afirma que a informação de qualidade pode contribuir para que todo tipo de transporte seja feito com responsabilidade. Por isso, a publicação abraçou o projeto. “Participar da edição deste manual de amarração de cargas é uma demonstração de nosso compromisso com a profissionalização do transporte”, declara.

O livro tem patrocínio da Volvo, ABCR, OnixSat, Fitacabo, Setcergs, Guia do Transportador, BRTUV, Fiscaltech, Setcepar , Sindipesa e Setcemg, que estão distribuindo exemplares aos seus parceiros.

Fonte: Carga Pesada