A empresa americana Titan assume no Brasil a produção e comercialização dos pneus diagonais para caminhões - também conhecidos como convencionais - da Goodyear. O acordo custou à Titan US$ 98,6 milhões e permitirá a companhia uso da marca Goodyear no prazo de sete anos, companhia que enxerga no negócio a saída de um mercado em estagnação, no momento em que a indústria caminha para uma tecnologia mais avançada, a de pneus radiais.
A Titan justifica, porém, que os volumes do empreendimento são bastante expressivos, superando a marca de R$ 2 bilhões em suas contas. De início, a empresa já garante uma fatia de 15% (R$ 300 milhões) desse valor, aproveitando-se da penetração e da rede de distribuidores da marca licenciada. "Embora exista uma tendência para a 'radialização', o mercado de diagonais ainda é forte", comenta o argentino Guillermo Battilana, gerente de vendas da Titan na América Latina.
Ainda segundo ele, esse mercado não deve crescer, mas também não vai desaparecer em curto ou médio prazo, encontrando ainda forte penetração no transporte de cargas agrícolas - sobretudo no interior de São Paulo e no Nordeste.
Além do Brasil, a Titan tem acordo com a Goodyear para comercializar esses pneus em outros quatro mercados da América Latina: México, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Fonte: Valor Econômico