quarta-feira, 11 de julho de 2012

ANP DEFINE NOVAS CORES PARA S500 E S1800

Medida quer desencorajar fraudes; combustíveis estavam sendo vendidos como S50 e S10.

Se você enche o tanque com diesel S500 ou com S1800, é melhor ficar esperto. A partir do dia 1º de julho, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) exige que esses combustíveis mudem de cor. Agora, você vai encontrar nos postos o S500 na cor avermelhada, e o S1800 terá sua cor natural, amarelada (e que pode ficar mais escura de acordo com a quantidade de biodiesel na mistura).

A ANP quer evitar que o S500 seja vendido como S50 ou S10, já que a procura por esses combustíveis, obrigatórios em motores Euro 5, aumentou nos últimos tempos com as medidas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, exigindo que as montadoras modificassem seus motores para que tivessem um desempenho melhor com o S50. O S50 e o S10 têm menos teor de enxofre, mas alguns postos estão vendendo gato por lebre e entregando S500 no lugar. A Agência lembra que é direito do consumidor exigir que o posto retire uma amostra do combustível em uma proveta de vidro, para expor a cor do diesel.

O diesel S50 será substituído completamente pelo S10 até 2013 em todo o país. O S10 é mais limpo que o S50; sua queima libera menos enxofre, substância que reage com a água e é responsável pelas famosas chuvas ácidas, que são nocivas à nossa saúde e às edificações. No S50, são cinquenta partículas de enxofre para cada um milhão de combustível. No S500, eram 500 por cada milhão.

Fonte: Blog Mercedes-Benz