Os indícios de que o mercado de caminhões poderia estar se recuperando não passaram de promessa. Entretanto, ao menos desta vez, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira pela Fenabrave, a queda não foi tão dura com as fabricantes. No compatativo com maio, junho teve retração de apenas 0,95%, com 10.689 unidades vendidas, após ter ficado cerca de 5% acima na primeira quinzena.
O grande problema ainda é o comparativo com 2011, com cerca de 27,63% menos emplacamentos do que em o junho no ano passado. Porém o cenário do acumulado do ano não é tão desanimador quanto o desempenho deste mês. O primeiro semestre de 2012 está 16,03% abaixo de 2011 (ano de vendas recorde na indústria).
A liderança do setor segue com os caminhões Volkswagen, fabricados pela MAN Latin America. Os modelos, que há nove anos são os mais vendidos do país, correspondem a 31,78% do mercado.
O segmento de caminhões semi-leves teve o F350, da Ford, como o mais vendido, com 89 unidades comercializadas. Entre os leves, o Accelo 815 da Mercedes-Benz, que vendeu 391 caminhões deste modelo, é o líder. Outra marca alemã lidera entre os médios. A MAN faturou 262 unidades do Worker 13.180 e encabeça este setor.
Entre os semi-pesados, o líder de vendas segue na frente. O Constellation 24.250 ainda é o mais procurado pelos compradores. Em junho, o caminhão teve 529 veículos comercializados. Já nos pesados, o mais vendido é o Volvo FH 460, com 422 unidades emplacadas.
Fonte: Brasil Caminhoneiro