quarta-feira, 18 de julho de 2012

ESTATÍSTICAS DA TEMPORADA 2012 F-TRUCK REFLETEM EQUILÍBRIO

A temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem se notabilizado pelo equilíbrio. Cumpridas cinco das 10 etapas, a classificação traz pilotos que utilizam quatro marcas distintas de caminhões nas quatro primeiras posições. Na caça ao título do Sul-Americano, composto por quatro etapas, cada um dos três candidatos diretos pilota uma marca diferente. Cada uma das corridas já disputadas teve um nome diferente ocupando a pole-position.

Duas poles foram obtidas pela Scuderia Iveco, com Beto Monteiro na primeira etapa, na pista gaúcha do Velopark, e Valmir Benavides, seu parceiro de equipe, na prova do domingo (8) em Interlagos. Pela ABF/Mercedes-Benz, Christian Fittipaldi marcou a pole na segunda etapa, no Rio de Janeiro, e Wellington Cirino comandou o grid da terceira, em Caruaru. Na quarta etapa, em Goiânia, o pole foi Leandro Leis, da Original Reis/Scania.

Oito pilotos que sustentam possibilidades matemáticas de chegar ao título do Sul-Americano, a que os três primeiros na tabela são apontados como favoritos. Cada um está inscrito por uma marca diferente, também. Monteiro, da Iveco, lidera com 56 pontos, apenas dois à frente do vice André Marques, da MAN-Volkswagen. O paranaense Leandro Totti, terceiro colocado com 48, pilota um dos caminhões Mercedes-Benz da ABF Racing Team.

A tabela do Brasileiro apresenta cinco marcas de caminhões nas seis primeiras colocações. Monteiro, com a Iveco, lidera com 94 pontos. Totti, pela Mercedes-Benz, está em segundo com 78. Marques, de MAN-Volkswagen, tem 71. O quarto é Roberval Andrade, piloto do Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, é o quarto, com 61 – está um ponto à frente de Cirino, também da Mercedes-Benz. O sexto é Paulo Salustiano, da ABF/Volvo, com 47.

Das cinco corridas já realizadas, três valeram pontos pelo Campeonato Sul-Americano. A lista de vencedores mantém a rotatividade, com Monteiro no Velopark, Cirino em Caruaru e Totti em Interlagos. Os três detêm todas as vitórias do ano – a segunda e a quarta corrida, que só valeram pelo Brasileiro, tiveram vitórias de Monteiro, no Rio, e Totti, em Goiânia. A etapa final do Sul-Americano, no dia 9 de setembro, será em Córdoba, na Argentina.

Fonte: Fórmula Truck